Nav icon
documentários de moda
Cult +

10 documentários de moda com ícones masculinos na Netflix

Postado por Alisson Prando / 6 September, 2018

De Ricardo Tisci à Idria Elba, de Jeremy Scott à Valentino, os documentários exploram diversas facetas da indústria da moda.

A indústria da moda tem diversas etapas: criação, escolha de garotos propaganda, costura, processo de pesquisa e conceito. Felizmente, graças a plataforma de streaming Netflix, fica mais fácil conhecer os bastidores de ícones da moda. A What Else Mag fez aquela lista imperdível com 10 documentários de moda que mostram diversos processos do universo fashion masculina, abordando a indústria de celebridades, os grandes nomes do Hip Hop e da cultura POP, e também as manias e tendências usadas ao redor do globo pelos mais diversos tipo de pessoas. Vamos maratonar?

Veja aqui a nossa lista dos 10 documentários de moda

Fresh Dressed

documentários de moda

Com pré-estreia no aclamado Festival de Cinema de Sundance, o longa conta a evolução do hip-hop através das lentes da moda, explorando a conturbada relação entre o gênero musical e o universo fashion. Em uma combinação de vídeos antigos e diversas entrevistas, o diretor Sacha Jenkins lista mais de 70 personalidades da moda, criando um retrato cultural que expõe as raízes criativas dos artistas e o papel crucial que as vestimentas exerceram sobre a vida nas comunidades pobres dos Estados Unidos. Entre os nomes que aparecem no documentário estão Pharrell Williams, Ricardo Tisci, Kanye West e Damon Dash, além de grandes marcas do lifestyle americano como Ralph Lauren e Tommy Hilfiger.

Link para assistir: https://www.netflix.com/br/title/80038962

Jeremy Scott – The People’s Designer

documentários de moda

Assinado pela mesma equipe que produziu Valentino: o Último Imperador, o documentário mostra os bastidores da primeira coleção assinada pelo designer no comando da Moschino e também traz cenas de sua vida, desde a infância em Kansas City até a ascensão para o topo da indústria da moda, se tornando um dos estilistas mais desejados da atualidade. Amigo de várias celebridades, o designer compartilha sua rotina criativa com artistas do show business que ajudaram a popularizar sua criação bastante kitsch para a grife italiana, como Katy Perry, Miley Cirus e Rita Ora. Se você ama cultura pop, esse é o documentário ideal para começar!

Link para assistir: https://www.netflix.com/br/title/80064521

The True Cost

documentários de moda

Nem tudo são flores na indústria da moda. Esse documentário, muito bem produzido, mostra a realidade da exploração do trabalho em grandes empresas de “fast fashion” em diversas localidades do planeta. De um lado, consumidores desenfreados que fazem de tudo para conseguir alta-costura a preços baixos. Do outro, trabalhadores explorados, praticamente em regime de escravidão, que não ganham o suficiente nem para sua alimentação. Um retrato do atual impacto social e ambiental da moda na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Para ver e refletir sobre a nossa participação nesse sistema!

Link para assistir: https://www.netflix.com/br/title/80045667

Manolo: The Boy Who Made Shoes for Lizards

documentários de moda

Se você é louca por sapatos, vai amar este documentário sobre Manolo Blahnik. Ele simplesmente é o designer queridinho de quase todas as celebridades que amam o acessório – inclusive a rainha fashion Rihanna, que já desenhou uma coleção em parceria com sua marca. É bem impressionante acompanhar o processo de criação de seus sapatos e os depoimentos dos editores de moda das revistas gringas. Participam nomes como Naomi Campbell, André Leon Talley e Paloma Picasso. Segundo o designer, o documentário não é um projeto de vaidade, mas é sobre o seu trabalho e sua vida. Sobre coisas pessoais, mesmo que ele não saiba mais o que é pessoal ou não depois de anos criando sapatos.

Link para assistir: https://www.netflix.com/br/title/80189955

Casablancas

documentários de moda

O documentário mostra o crescimento e sucesso da agência Elite Models e seu fundador, John Casablancas, que ficou conhecido como o ‘inventor das supermodelos’. Gisele Bündchen, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Naomi Campbell são algumas das tops que tiveram a carreira lançada por ele.

Link para assistir: https://www.netflix.com/br/title/80137087

Sneakerheadz

documentários de moda

Os tênis deixaram de ser um calçado esportivo para virarem protagonistas dos looks há algum tempo. No documentário, atletas, rappers e fãs do sapato mostram suas grandiosas coleções e especialistas falam da evolução do papel do item no vestuário.

Link para assistir: https://www.netflix.com/br/title/80046762

Cut From a Different Cloth

documentários de moda

O documentário mostra o processo de criação da primeira linha de roupas de Idria Elba, que lançou uma coleção cápsula para a Superby, dos estilistas Julian Dunkerton e James Holder. Idris é um dos homens negros mais celebres do contemporâneo, atua como DJ, empresário, ator, diretor, além de produzir Soul e Hip Hop – um verdadeiro style icon para o homem moderno.

Link para assistir: https://www.netflix.com/br/title/80142027

Making The American Man

documentários de moda

O documentário de Gregory Caruso conta a história da ascensão do mercado de roupas masculinas nos Estados Unidos, examinando algumas importantes indústrias, como a do jeans e a do couro. O documentário presta um olhar afiado e intimista por detrás da indústria têxtil através da produção norte-americana.

Link para assistir: https://www.netflix.com/br/title/80104980

Valentino: O Último Imperador

documentários de moda

A história do estilista Valentino Garavani é um caso de sucesso nas passarelas em 45 anos de carreira. O documentário mostra partes de sua vida pessoal, bem como o seu desfile de despedida. O interessante fica por conta do que se tornou sua marca: o jeito de ignorar o que muitos julgam como tendência para se arriscar em inovações ousadas. Esses filmes sobre moda retratam desde a vida de importantes personalidades até o cotidiano do meio, que é visto de forma realista e prática. Vale a pena assisti-los, para entender como parte desse mundo se formou e também obter dicas que possam ser úteis se aplicadas nas vendas de roupas.

Link para assistir: https://m2m.tv/watch/valentino-the-last-emperor/films

McQueen and I

documentários de moda

Alexander McQueen é realmente um gênio da moda, ele foi um dos únicos estilistas e designers que conseguiu misturar moda com teatro em seus desfiles, sendo cada um de seus runaway shows uma verdadeira obra-prima. O documentário ‘McQueen and I’, mostra a história da obra e vida do estilista britânico seu relacionamento com a editora e jornalista Isabella Blow, desde o início humilde como estudante de moda na renomada Central Saint Martin School, até sua ascensão para o sucesso, que eventualmente levou à sua transferência para Paris como diretor criativo da Givenchy em apenas alguns anos. Verdadeiramente tocante, educacional e perspicaz, o documentário tem entrevistas com personalidades e amigos da indústria da moda, como a jornalista britânica e crítica de moda Suzy Menkes.

Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=fNK2mKT8n9o

Veja também outras listas de filmes que montamos especialmente para você, como essa de filmes no Netflix para quem gostou da série Black Mirror, sobre o novo cinema negro americano inspirado no trabalho do diretor Spike Lee, filmes dos anos 90 que influenciam a moda até hoje e filmes que retratam a adolescência e juventude no cinema

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?