Nav icon
10 tipos bolsa masculina
Manual

Os 10 tipos de bolsa masculina mais populares no street style

Postado por Rodolfo Vieira / 21 January, 2019

Não só de mochila e pochete vive a moda masculina! Conheça os modelos de bolsas mais comuns no dia a dia do homem moderno.

Assim como o mercado de beleza masculina esquentou nos últimos anos, não há dúvidas de que as marcas têm prestado cada vez mais atenção na relação do homem com a moda, especialmente aos acessórios, como bolsa masculina e sua variedade ampla de modelos, que já faz parte do dia a dia de muitos homens estilosos. Por isso listamos aqui 10 tipos bolsa masculina. Confere aqui.

bolsa masculina

Pouco se fala sobre a nomenclatura, mas é fato que as prateleiras das lojas já há algum tempo oferecem opções muito além do óbvio, ou melhor, das mochilas, que apesar de atemporais e úteis no cotidiano, muitas vezes não são apropriadas para toda e qualquer ocasião. Em um passeio no fim de semana, por exemplo, elas seriam a última das opções – e, cá entre nós, guardar tudo nos bolsos de calças ou shorts nem sempre é o mais correto ou mesmo seguro, né?

Para te manter em dia com o estilo masculino jovem moderno, trazemos um compilado de alguns formatos populares de bolsa na moda para você conhecer, reconhecer, escolher e usar já. Partiu rolê?!

POCHETE

bolsa masculina

Peça-hit no street style da atualidade. Incorreto seria não começar a lista com essas versões reduzidas de bolsas, que, desde a ascensão da moda esportiva e do streetwear nas passarelas internacionais, passou a ser item de desejo indispensável para mulheres e, sobretudo, aos homens. Leve, prática e encolhida, a pochete é ideal para qualquer ocasião que fuja da formalidade, uma vez que trata-se de uma peça ideal para momentos de descontração, por exemplo, bar com os amigos, festivais ou, simplesmente, naqueles dias quando os bolsos da calça ou jaqueta não são suficientes.

TOTE

bolsa masculina

Direcionada aos mais fashionistas, a tote bag é o melhor exemplo de como a moda masculina casual vem se reinventando para atender as necessidades do homem moderno, que na correria cotidiana, não tem tempo de pensar em como levar seus pertences, mas certo de que a bolsa irá comportar da melhor forma seus itens essenciais ao longo do dia. Basicamente, ela é uma grande “sacola”, sem divisórias, com formato quase sempre retangular e é encontrada em diversos materiais, do nylon ao couro. Atualmente, muitas marcas estão focando o negócio nas premissas da sustentabilidade e investindo em modelos de sacolas ecológicas e recicladas, as chamadas ecobags.

SATCHEL

bolsa masculina

Praticidade é a característica principal das bolsas em modelo satchel. Embora pouco falada, é fácil presenciar esse modelo com alças duplas (ou até triplas) ajustáveis dando pinta pelas ruas, seja em homens adeptos a moda masculina social em ambiente corporativo – que evitam a bolsa mensageiro pelo seu tamanho volumoso em formato retangular – ou aqueles que preferem contar com o toque moderno da bolsa para guardar itens um pouco maiores, como guarda-chuva, caixinha de óculos, cadernos, pastas e por aí vai… Seja carregada no ombro ou na mão, a satchel costuma ser bem estruturada, feitas em materiais sofisticados como couro, camurça e verniz.

MENSAGEIRO | CARTEIRO

bolsa masculina

Como denota-se do próprio nome, o modelo mensageiro de bolsa é o mesmo utilizado pelos carteiros desde a Inglaterra do século 19, graças ao amplo compartimento de seu interior, que apesar de volumosa e, geralmente, pesada, consegue atender a expectativa a que se propõe: versatilidade. Para levar tudo o que você precisa e ficar de mãos livres, a alça costuma ser transversal, longa e resistente. São casuais e combinam com looks igualmente despretensiosos, ideais para a vida urbana.

Inglaterra do século 1

PASTA | BRIEFCASE

bolsa masculina

Certamente, o principal formato de bolsa masculina adequado a ambientes corporativos, onde a formalidade é o requisito vital no estilo por parte das empresas. Caracteriza-se pelo toque atemporal, uma vez que está presente no guarda-roupa masculino desde sempre – quem lembra do figurino de destaque, nos anos 60, na série Mad Men? – e ainda arrematam muito dos looks formais do homem moderno, que decide não fugir dos padrões. Tradicionalmente, a pasta é confeccionada em couro, liso ou texturizado, e em cores escuras, quase sempre no preto. Costuma ter formato retangular, fechamento por zíper, botão de pressão ou fivela,  e várias divisórias e atributos que atendem as necessidades corporativas, como porta canetas, celular, carteira, agenda, documentos, etc.

MOCHILA

bolsa masculina

Dispensa qualquer apresentação, é o tipo de bolsa masculina que todo mundo já teve, tem ou ainda quer ter em um material ou cor diferente, grifada ou lisa, estampada, com muitos ou limitados bolsos, entre outras. Ideal para um leque diverso de ocasiões e a todos os gostos, mas, sobretudo, ao lifestyle jovem, que pode recorrer à mochila com o objetivo de guardar itens da faculdade, do trabalho e até objetos para além desse propósito. Hoje, é fácil encontrar mochilas que passam longe do modelo “dois bolsos e duas alças” – vale a pena se atualizar. Seja, com zíper, fivela ou cordinha, esse modelo possui vários tamanhos, cores e matérias, sendo o couro uma opção sofisticada e mais resistente. Uma dica: personalize a sua!

ENVELOPE | CLUTCH

bolsa masculina

Em um primeiro momento, homens mais conservadores podem pensar que a bolsa em formato clutch pertence somente ao universo feminino, mas não… Hoje, grande parte das marcas masculinas se apropriam desse conceito para atender as demandas do universo dos homens com estilo moderno. Basta pensar numa simples carteira. Esse formato de bolsa surgiu justamente como um molde maior para guardar itens além de cartões, documentos e dinheiro e apropriado para ocasiões que passeiam entre reuniões de trabalho, ambientes sofisticados e baladas. Dica de ouro: Colocamos ela entre as 10 tipos bolsa masculina porque pode ser usada em casamentos, principalmente quando o material é sofisticado e estruturado.

BOLSA DE MÃO | CARRYALL

bolsa masculina

Assemelha-se a malas de viagem, mas em molde menor para comportar o básico necessário, apesar da expressão em inglês carregar a entonação de “carregar tudo”. Geralmente, a bolsa de mão é acompanhada somente por um zíper na parte superior e  pode ser encontrada em materiais diversos – o couro é um deles e, talvez, o mais sofisticado. É ideal para curtas viagens, ou quando você passa o dia todo fora e precisa levar consigo uma segunda roupa. Dica: quando não é estampada, costuma combinar mais fácil com o look.

CILINDRO

bolsa masculina

Popular entre os homens das forças armadas, principalmente os marinheiros, que a chamam de “bolsa do mar”, a bolsa cilindro é um dos formatos mais requisitados hoje, dado a sua versatilidade ímpar e caráter esportivo. Com shape arredondado, essa bolsa masculina é ideal para carregar itens de academia antes ou após o trabalho – mas não é regra. Dependendo do material, como o couro, por exemplo, a bolsa cilindro se torna adequado até em ambientes corporativos. O fechamento superior e a estrutura maleável a torna adaptável ao transporte de equipamentos esportivos e objetivo volumosos similares.

MALA DE VIAGEM

bolsa masculina

Por último, mas não menos importante, a mala de viagem – provavelmente, tão utilizada quanto as mochilas – se destaca pelo caráter amplo de seu compartimento e por ser, claro, a melhor opção para qualquer viagem. Porém, o formato de bolsa aparece em nossa lista com base nas últimas novidades da moda, que trouxe, recentemente, modelos resultantes de colaborações, como a mala de viagem transparente das renomadas Rimowa e Off-White, de Virgil Abloh, que possibilitam a reinvenção de uma bolsa, geralmente, acompanhada pelas mesmas características.

Agora que você já conhece as bolsas masculinas mais populares na moda, que tal combinar elas com seus jeans preferidos? Conheça os 6 modelos populares de denim no guarda-roupa masculino e crie novos looks.

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?