Nav icon
Espaços Culturais
Lifestyle

15 espaços culturais em São Paulo que você precisa conhecer

Postado por Alisson Prando / 26 July, 2017

Selecionamos os melhores espaços culturais da capital paulista para você comer, ler, dançar, pesquisar, assistir um filme, fotografar, estudar e realizar inclusive reuniões. Opções não faltam para diferentes bolsos e gostos. Confira!

Quem vive em São Paulo tem sempre ótimas opções culturais na cidade. São espaços ativos e vivos que pulsam tanto quanto a cidade onde se localizam, com programações variadas, eles oferecem teatros, festas temáticasexposições de artes plásticas e tecnologia, debates políticos e cursos variados. Selecionamos 15 espaços culturais charmosos que você precisa conhecer.

1. Espaço Revista CULT

Criado por Fernanda Paola e proveniente da excelente Revista CULT, o Espaço Revista CULT funciona como um centro cultural que estende os braços da publicação, apresentando cursos que versam sobre o mercado fonográfico e editorial, filosofia e psicanálise. Além dos cursos ministrados pelos maiores intelectuais brasileiros – já passaram por lá Marilena Chauí, Ivone Gebara, Márcia Tiburi, Djamila Ribeiro – o espaço oferece loja de discos, lounge, café com terraço, exposições de fotografias, e lançamentos de discos e livros.

Espaços Culturais

Onde: Rua Aspicuelta, 99
Horário de Funcionamento: 14h às 20h
Transporte: Próximo ao metrô Vila Madalena e Fradique Coutinho

2. Mundo Pensante

De filosofia às artes visuais, das artes do corpo até shows musicais, o Mundo Pensante investe seus recursos na difusão da arte através de eventos, design e integração entre grupos musicais, coletivos de festas e artistas visuais. Já passaram por lá artistas como Lineker, Ava Rocha e debates sobre filosofia contemporânea, artes e feminismo.

Espaços Culturais

Onde: Rua Treze de Maio, 830
Horário de Funcionamento: 14h às 21h
Transporte: Próximo ao metrô Brigadeiro

3. B_arco Centro Cultural

Com cursos que variam entre artes cênicas, cinema, audiovisual e literatura, o espaço cultural B_arco comemora 10 anos majestosamente. Por lá teóricos brasileiros e internacionais ministram palestras, cursos e workshops. Foi criado pelos irmãos Gabriel, Jiddu, Pablo, Thiago e Yan Pinheiro, com o intuito de reunir em São Paulo pessoas interessadas em arte, cultura e produção intelectual.

Espaços Culturais

Onde: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426
Horário de Funcionamento: 10h às 22h30
Transporte: Próximo ao metrô Fradique Coutinho

4. Estúdio Lâmina

Localizado no centro histórico de São Paulo, o Estúdio Lâmina é um espaço cultural que promove diálogo entre diversas modalidades. O centro reúne artes visuais, música, fotografia, poesia, performance, videoArte, cinema, teatro, dança, moda e circo. O espaço foi inaugurado em 2011, em um apartamento antigo. O estúdio fica localizado próximo do Vale do Anhangabaú e do Edifício Martineli, e tem espírito de arte independente e experimental.

Espaços Culturais

Onde: Avenida São João, 108
Horário de Funcionamento: 16h às 23h
Transporte: Próximo ao metrô Anhangabaú

5. Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo

A proposta do Centro de Pesquisa e Formação é a de constituir um espaço articulado entre produção de conhecimento, formação e difusão. Composto por três núcleos: o Núcleo de Pesquisas, que se dedica à produção de bases de dados, diagnósticos e estudos em torno das ações culturais e dos públicos; o Núcleo de Formação promove encontros, palestras, oficinas e cursos; o Núcleo de Publicações e Difusão se volta para o lançamento de trabalhos nacionais e internacionais que ofereçam subsídios à formação de gestores e pesquisadores, o espaço oferece ambientes para estudo, biblioteca de áudio e livros e atividades culturais com artistas, cineastas e teóricos brasileiros.

Espaços Culturais

Onde: Rua Dr. Plínio Barreto, 285
Horário de Funcionamento: 10h às 22h
Transporte: Próximo ao metrô Trianon Masp

6. Casa Natura Musical

Uma das casas de shows mais luxuosas de São Paulo, a Casa Natura Musical tem uma curadoria com artistas brasileiros novos e consagrados. O espaço tem elevador panorâmico, café aberto diariamente, e um fumódromo no terraço com vista para o bairro de Pinheiros. Preocupados com o meio ambiente, o espaço é cheio de plantas, conta com horta vertical e um bicicletário para aqueles que querem ir à casa pedalando.

Espaços Culturais

Onde: Rua Artur de Azedevo, 2120
Horário de Funcionamento: 12h às 23h
Transporte: Próximo ao metrô Fradique Coutinho

7. Matilha Cultural

Com foco em Direitos Humanos e Meio Ambiente, o centro cultural independente Matilha Cultural oferece programação gratuita ou com preços populares incluindo exposições, shows, debates com senso político e cultural. O espaço é pet friendly, e por isso, aos domingos conta com uma feira de adoção de animais.

Espaços Culturais

Onde: Rua Rêgo Freitas, 542
Horário de Funcionamento: 12h às 21h
Transporte: Próximo ao metrô República

8. Mirante 9 de Julho

Redescoberto recentemente pelo grupo Vegas, o Mirante 9 de Julho oferece clima alternativo e cult, com shows de artistas novos, praça de encontros, mesas para trabalho, cinema ao ar livre, comidas para experimentar no bar e restaurante, e festas. Fica atrás da Avenida Paulista e é um lugar histórico de São Paulo.

Espaços Culturais

Onde: Rua Carlos Comenale, s/n
Horário de Funcionamento: 10h às 22h
Transporte: Próximo ao metrô Trianon Masp

9. Japan House

Aberto na Avenida Paulista, a Japan House consiste em uma casa voltada à cultura oriental, contando com três andares com atrações gratuitas voltadas à arte, gastronomia e tecnologia. A iniciativa é do governo japonês no Brasil. A Japan House dispõe de café e restaurante, sob comando do chef Jun Sakamoto.

Espaços Culturais

Onde: Av. Paulista, 52
Horário de Funcionamento: 10h às 22h
Transporte: Próximo ao metrô Brigadeiro

10. Centro Cultural Rio Verde

O Centro Cultural Rio Verde funciona com shows e festas que acontecem semanalmente. A programação abriga produções de reggae e dub, música brasileira e samba. O espaço também conta com jardim, biblioteca, bar com mesas charmosas na varanda e salas multiuso para aulas e workshops.

Espaços Culturais

Onde: Rua Belmiro Braga, 181
Horário de Funcionamento: de acordo com a programação
Transporte: Próximo ao metrô Fradique Coutinho

11. Red Bull Station

A Red Bull Station funciona como uma plataforma de incentivo à formação e produção de arte contemporânea, onde são contemplados artistas atuantes nas áreas de artes visuais, performance, arte sonora, novas mídias e demais manifestações contemporâneas. Já passaram por lá artistas consagrados, tais como Elza Soares, e novos como Sara Não Tem Nome. Com cinco andares, o espaço oferece restaurante e cafeteria.

Espaços Culturais

Onde: Praça da Bandeira, 137
Horário de Funcionamento: 11h às 20h
Transporte: Próximo ao metrô Anhangabaú

12. Instituto Tomie Ohtake

Inaugurado em 2001, o Instituto Tomie Ohtake é localizado num prédio futurista na região da Faria Lima. Por lá, abrigaram exposições de Frida Kahlo, Yoko Ono e outras tantas icônicas. Além das exposições de artes plásticas, o instituto funciona como café e restaurante, e escola com cursos de história da arte e seus conceitos.

Espaços Culturais

Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201
Horário de Funcionamento: de terça à domingo, das 11h às 20h
Transporte: Próximo ao metrô Faria Lima

13. Itaú Cultural

Um dos espaços culturais mais vivos de São Paulo, localizado na Avenida Paulista, o Itaú Cultural conta com uma programação variada que vai de palestras sobre gênero, filosofia, até exibições cinematográficas, shows de artistas novos, exposições culturais e ocupações artísticas. O local é um instituto direcionado para pesquisas e produção de conteúdo, e consegue receber até três exposições (sempre gratuitas) simultaneamente, que normalmente trazem a trajetória de músicos, atores, pintores, artistas, entre outras personalidades que contribuíram para o conhecimento nacional. Com arquitetura moderna, o Itaú Cultural conta com acervo de mais de 30 mil documentos sobre arte e cultura brasileira, restaurante e cafeteria.

Espaços Culturais

Onde: Avenida Paulista, 149
Horário de Funcionamento: 9h às 20h
Transporte: Próximo ao metrô Brigadeiro

14. Casa do Saber

Localizado na Chácara Itaim, a Casa do Saber é uma luxuosa escola de São Paulo que conta com cursos com teóricos brasileiros sobre psicanálise, filosofia e economia. Além disso, a escola funciona também como espaço para lançamentos literários, aulas abertas e palestras. É um ótimo lugar para realizar pesquisas e tomar um bom café.

Espaços Culturais

Onde: Rua Dr. Mario Ferraz, 414
Horário de Funcionamento: 8h às 22h
Transporte: Próximo ao metrô Cidade Jardim

15. Quintal Amêndola

Criado em 2014 pelas irmãs Daniela e Tatiana Amêndola com a intenção de homenagear o avô livreiro, o Quintal Amêndola trata-se de um espaço cultural ao ar livre que recebe escritores, astrólogos, teóricos políticos para bate-papos, trocas, debates e discussões sobre o mundo globalizado.

Espaços Culturais

Onde: Rua Carlos Rath, 153
Horário de Funcionamento: de acordo com a programação
Transporte: Próximo ao metrô Vila Madalena

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?