Nav icon
sucos funcionais
Cult +

3 opções de sucos funcionais para limpar o organismo pós Carnaval

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 12 March, 2019

A equipe de nutrição do Kurotel nos ensinou como preparar sucos com ingredientes funcionais, naturais e ricos em nutrientes.

Para eliminar os excessos alcoólicos e a má alimentação que ocorrem nas festas de Carnaval, a equipe de nutrição do Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa de Gramado, no Rio Grande do Sul, formulou para nos três receitas de sucos funcionais com benefícios distintos, sendo elas, antioxidante, terapêutica e termogênica. As receitas detox auxiliam na limpeza e cuidados do corpo e da pele de dentro para fora.

“O suco antioxidante é composto por nutrientes e bioativos que fortalecem o sistema imunológico, ajudam a retardar o envelhecimento celular e a combater o desenvolvimento de doenças. Já os ingredientes presentes no suco terapêutico possuem propriedades nutricionais essenciais para restabelecer o equilíbrio do organismo que perdemos com os excessos cometidos. Por último, indicamos os sucos termogênicos que é feito com alimentos que aumentam a temperatura corporal o que facilita a queima das calorias armazenadas. Além disso, eles têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam no combate da celulite e do envelhecimento precoce das células”, explica Michelle Mileto, nutricionista do Centro Médico de Longevidade & Spa fundado há 36 anos.

Confira, abaixo, as receitas para incorporar a alimentação neste início de ano momento pós Carnaval:

SUCOS FUNCIONAIS: ANTIOXIDANTE

sucos funcionais

INGREDIENTES
2 xícaras de chá de maçãs picadas com casca e sem sementes
2 xícaras de chá de abacaxi picado sem casca
2 xícaras de pepino japonês com casca
1 talo de salsão
5 folhas de manjericão fresco
Rendimento: 2 copos de 200mlan>

MODO DE PREPARO: bater todos os ingredientes no liquidificador.

BENEFÍCIOS:

Maçã: contém pectina (fibra solúvel), presente na casca da maçã, que atua no sistema digestório, funcionamento do intestino (pode ser consumida por pessoas com diarréia ou constipação), auxilia no controle da saciedade e redução do colesterol.

Abacaxi: é fonte de vitaminas A e C, que são nutrientes essenciais para o sistema imunológico, possuem ação anti-inflamatória, atua na saúde da pele, mucosas e da visão.

Pepino: é rico em potássio e magnésio, nutrientes que melhoram a contração muscular e circulação sanguínea.

SUCOS FUNCIONAIS: TERAPÊUTICO

sucos funcionais

INGREDIENTES
2 xícaras de chá de laranja picada sem casca e sem sementes
2 xícaras de chá de cenoura picada sem casca
1 colher de chá de raiz de cúrcuma picada
1 colher de chá de raiz de gengibre picado
Rendimento: 2 copos de 200ml

MODO DE PREPARO: bater todos os ingredientes no liquidificador.

BENEFÍCIOS:

Laranja: contém boas quantidades de vitamina C. Essa poderosa vitamina aumenta a proteção contra infecções, tem propriedade cicatrizante e um alto poder de proteção antioxidante.

Cúrcuma Longa: raiz conhecida como açafrão da terra, é fonte natural de antioxidantes, em especial a curcumina, seu principal composto ativo. Possui ações hepatoprotetoras, anticancerígena, antimicrobiana e anti-inflamatória. Esses benefícios são potencializados quando associado a pimenta preta juntamente com a cúrcuma.

Gengibre: os gingeróis são os principais componentes antioxidantes do gengibre, que possui propriedades neuroprotetoras, hepatoprotetor, antiemético e anti-inflamatório. Em alguns ensaios clínicos realizados com humanos tem mostrado efeitos na melhora a retência à insulina no tecido adiposo, que leva a melhora da glicemia de jejum e hemoglobina glicada em pacientes diabéticos.

Cenoura: fonte de Betacaroteno, um potente antioxidante, proteção contra câncer, degeneração macular, entre outras doenças;

SUCOS FUNCIONAIS: TERMOGÊNICO

sucos funcionais

1. MELANCIA E HIBISCO

INGREDIENTES
2 xícaras de chá de melancia picadas sem sementes
1 xícara de chá de chá de hibisco gelado
Suco de ½ limão
½ colher de café de canela em pó

MODO DE PREPARO: bater todos os ingredientes no liquidificador.
RENDIMENTO: 4 porções
CALORIAS POR PORÇÕES: 125

2. MORANGO E PIMENTA ROSA

INGREDIENTES
1 maçã pequena com casca e sem sementes
4 morangos médios
6 pimentas rosas
200ml de água de coco

MODO DE PREPARO: bater todos os ingredientes no liquidificador.
RENDIMENTO: 4 porções
CALORIAS POR PORÇÕES: 153

3. CAFÉ E CASTANHA DO PARÁ

INGREDIENTES
1 xícara de chá de café (passado) gelado ou ½ xícara de café expresso gelado
1 banana prata pequena
4 castanhas do pará

MODO DE PREPARO: bater todos os ingredientes no liquidificador.
RENDIMENTO: 2 porções
CALORIAS POR PORÇÕES: 188

OBSERVAÇÕES: Sugerimos para adoçar os sucos o adoçante stévia ou açúcar de coco (1 colher de chá – 5g, que corresponde ao aumento de 20 kcal nas receitas).

BENEFÍCIOS:
Os sucos termogênicos, são compostos por alimentos, como a pimenta rosa, o hibisco, gengibre, a canela e o café, que possuem propriedades nutricionais e compostos bioativos, que aumentam a temperatura corporal.

Aproveitando a “rehab corporal”, adote também na sua nova dieta detox esses 7 alimentos que ajudam a cuidar da pele masculina durante o verão, além desses outros 5 alimentos indispensáveis que você não pode ignorar numa dieta balanceada e saudável.

Fotos: Divulgação

O que você achou?