Nav icon
streetwear masculino
Radar

5 Lançamentos no Streetwear Masculino Para Vestir Agora

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 6 August, 2018

As marcas estão trocando suas coleções e chegou a hora de olhar o que vem por aí em moda urbana masculina. Vamos as compras?

De olho no que acontece de melhor no varejo de moda e no streetwear masculino, listamos para você 5 novas coleções, de marcas tradicionais e recém-lançadas, que estão chegando nas lojas nesta temporada e se destacam pela criatividade com temas que envolvem cultura, arte, história e tribos urbanas. De Van Gohn a Jamaica, confira abaixo os lançamentos e escolha o seu preferido para renovar o guarda-roupa. Partiu, compras!

1. COLEÇÃO BILLABONG INSPIRADA NA ARTE DE ANDY WARHOL E JEAN-MICHEL BASQUIAT

streetwear masculino

Billabong LAB anunciou sua mais recente coleção apresentando os trabalhos colaborativos dos artistas ícones da cultura pop Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat.

“Warhol x Basquiat x Billabong é uma união deliciosa dos três com mistura imprevisível de criatividade, celebrando o que acontece quando mentes destemidas se reúnem”, disse Michael Dayton Hermann, diretor de licenciamento da Fundação Andy Warhol para Visual Arts, Inc.

O estilo imprevisível e espontâneo de Basquiat colide com a abordagem colorida e ainda mais estruturada de Andy Warhol, para oferecer algo único, solto e livre. A Billabong LAB oferece uma visão completamente nova das peças com artes colaborativas entre dois verdadeiros ícones.

“Warhol e Basquiat tiveram esse relacionamento maluco. A inspiração por trás dessa colaboração foi impulsionada pela justaposição única de seus estilos opostos e pelas histórias por trás de seus trabalhos colaborativos. A melhor parte desta coleção, é como ela traz a arte mais inspiradora e exclusiva do mundo para uma coleção de boardshorts e produtos para jovens que não experimentariam isto de outra forma”, afirma Brad Lancaster, Vice-Presidente Global de Criação da Billabong.

streetwear masculino

A coleção é construída sobre a fusão das obras de arte de Warhol e Basquiat se estende através de peças casuais típicas do verão como boardshortsbikiniscamisetas e acessórios para os homens.

“Seus estilos nos permitiram brincar com um visual que você normalmente não esperaria de nós”, explica Allison Brook Roberts, Diretora de Criação da Billabong Women. “Bikinis e camisetas são as principais peças da coleção, apresentando uma colisão de estampas de grafite criadas pelos dois artistas altamente célebres.”

A coleção mantem o romance underground que Andy Warhol teve com a comunidade de surfistas e a influência dinâmica que Jean-Michel Basquiat teve na cultura jovem. Ele vem através da Billabong LAB, uma divisão da empresa que apóia artistas, músicos, designers, fotógrafos e ícones do surfe, a Andy Warhol Foundation for Visual Arts, uma organização sem fins lucrativos reconhecida como uma das principais financiadoras da arte contemporânea nos Estados Unidos, e a Artestar, uma agência global de licenciamento e consultoria criativa que representam artistas, fotógrafos, designers e criativos de alto nível. Já disponível nas lojas!

2. COLEÇÃO OAKLEY INSPIRADA NO DESIGN CALIFORNIANO DOS ANOS 90

streetwear masculino

Oakley está lançando a segunda edição da coleção cápsula Thermonuclear Protection, inspirado no legado da marca com o motocross e na tendência do estilo californiano dos anos 90. Com a logomarca icônica da Oakley, cores primárias em negrito e gráficos superdimensionados, a linha é ousada, dinâmica e vanguardista.

A marca traz de volta o logotipo icônico usado no primeiro produto da marca – um punho de motocicleta – lançado em 1975. As cores primárias em negrito, com gradiente em amarelo e laranja, são destacadas em todos os produtos da coleção, se inspirando nos padrões gráficos da Oakley dos anos 90.

streetwear masculino

Além disso, a coleção captura o significado de Termonuclear através de gráficos irônicos – barata e dinossauros – com designs memoráveis e únicos. A coleção inclui camisetas, moletons, calças e acessórios. Já está disponível desde o início do mês nas lojas próprias da marca e no site.

3. COLEÇÃO LEVI’S INSPIRADA NA JAMAICA DOS ANOS 60 E 70

streetwear masculino

Às vezes, a melhor maneira de entender a cultura americana é vê-la retratada através das lentes de um lugar e pessoas completamente diferentes. Para a coleção de primavera e verão 2018 da Levi’s Vintage Clothing, linha da marca que reproduz os fits, tecidos e detalhes de épocas passadas, essa lente é o filme jamaicano Rockers, de 1978, e os estilos coloridos dancehall e reggae inspirados nos roqueiros jamaicanos daquela época.

Durante a década de 50, os jamaicanos viajaram para os EUA para comprar discos de R&B e, durante esse período, vivenciaram parte da última moda nos Estados Unidos. Quando os anos 60 deram lugar aos 70, surgiu um estilo distinto jamaicano de roupas que misturava workwear, sportswear e peças customizadas.

streetwear masculino

O resultado é uma mistura colorida de jeans regulares e jaquetas truckers, além de camisetas de malha dos anos 60, camisas de manga curta estampadascalças sta-prestjaquetas casuais. saias jeans e até mesmo uma flare estilo anos 70 (que, ao contrário das calças “boca de sino” da era hippie, abrem a partir da coxa ao invés do joelho).

Junto com o Rockers, a coleção desta temporada também foi inspirada pela viagem à Jamaica do designer-chefe de Levi’s Vintage Clothing, Paul O’Neill, e pelos personagens coloridos que ele conheceu durante suas viagens – alguns dos quais até apareceram no filme original. A coleção resultante é o que O’Neill chama de “uma mistura de roupas workwear americanas clássicas com roupas masculinas dos velhos tempos da Jamaica“.

streetwear masculino

Um destaque especial nesta coleção é o corduroy, usado em uma calça skinny sta-prest, um jeans de 14 linhas, um jeans de 4 linhas extra grosso e uma jaqueta trucker com patchwork de 11 cores diferentes. Por falar em cores, a paleta desta temporada usa fortemente os tons terrosos dos anos 60 e 70, com ferrugem, ouro e verde escuro destacando-se ao lado dos clássicos tons índigo e azul-escuro. As peças já podem ser adquiridas nas lojas da marca e site.

4. COLEÇÃO VANS INSPIRADA NAS OBRAS DE VAN GOGH

streetwear masculino

A Vans se uniu ao Van Gogh Museum para lançar uma coleção exclusiva inspirada nas obras do pintor holandês. Nas estampas dos tênis, jaquetas, bonés, mochilas e camisetas estarão quadros como Caveiras, Girassóis, Amendoeira em Flor e, é claro, um dos auto-retratos do artista.

Vincent van Gogh é um dos pintores mais influentes de todos os tempos, tendo ficado conhecido pelo seu trabalho pós-impressionista e pelo extenso acervo que conta com mais de 2.100 peças em pouco mais de uma década de carreira, a maioria criada nos seus dois últimos anos de vida.

streetwear masculino

Mantendo o histórico da marca californiana de trabalhar lado a lado com a arte desde a sua fundação, as obras de Van Gogh foram divididas em grupos ao lado do Van Gogh Museum, explorando a criatividade da Vans e a transportando para momentos pessoais do artista.

“Nós gostamos muito da coleção Vans x Van Gogh Museum por seguir com nossa missão de manter a vida e obra de Vincent Van Gogh acessível para o máximo de pessoas possível, para enriquecer e inspirar as pessoas. Ao unir as icônicas obras de arte de Van Gogh com os clássicos modelos da Vans, nossa parceria dá vida à arte ‘Off The Wall’ de Vincent em um novo mundo e audiência fora do nosso museu”, explica Adriaan Dönszelmann, diretoria do Van Gogh Museum.

streetwear masculino

Cada grupo não apenas ilustra as peças, como também conta a história do artista. No início da carreira, por exemplo, o holandês concentrou os seus estudos na teoria das cores e praticou os ensinamentos com artes de esqueletos que capturavam sombras e luzes, tudo transportado para peças de streetwear como tênismoletomboné. Além das artes, eles ainda contam com a escrita à mão do artista e o clássico padrão checkerboard da Vans reimaginado ao estilo de Van Gogh.

Para quem gosta das cores, boas opções são os itens baseados em duas das obras mais conhecidas de Vincent Van Gogh, Girassóis e Amendoeira em Flor, além de um Authentic e as estampas inspiradas nos inúmeros autorretratos pintados por ele.

streetwear masculino

A coleção Vans x Van Gogh Museum ainda conta com uma homenagem à obra Old Vineyard With Peasant Woman, estampando um tênis modelo old skool e trechos de mais de 700 cartas enviadas por Van Goch ao seu irmão, Theo, que aparecerem no tênis modelo slip-on.

A coleção estará à venda a partir da segunda quinzena de Agosto no Brasil através do site oficial da Vans e revendedores autorizados. Parte dos lucros será revertida para a preservação do legado e obra do artista.

5. COLEÇÃO SAINT P INSPIRADA EM 3 POVOS QUE CONSTRUÍRAM SÃO PAULO E O BRASIL

streetwear masculino

A Saint P é uma marca jovem que começou suas atividades em Novembro passado no Maze Fest, evento organizado pela multimarca paulistana de skate e streetwear Maze. Se de início o foco foi se posicionar como uma marca de moda urbana com peças básicas e alguns detalhes em estamparias. O objetivo da segunda coleção, intitulada “Origins”, é contar um pouco da história de três populações que exerceram grande influência na construção de São Paulo e do Brasil: indígenas, africanos e japoneses.

“Foi um drop que exigiu muito cuidado na elaboração e que mudou muito desde o começo. Lá no início, a ideia era explorar alguns contrastes da cidade de São Paulo. Porém, depois de um insight veio a ideia de explorar essas populações”, afirma Bruno Iwamura, sócio proprietário da Saint P.

streetwear masculino

A camiseta amarela faz referência aos japoneses. Na parte da frente tem bordado São Paulo no ideograma japonês, Katakana, e logo abaixo o logo da marca estampado. E na parte de trás a marca trouxe um elemento que faz parte da mitologia japonesa, falando um pouco de como se iniciou a imigração japonesa na cidade de São Paulo, em 1908 pelo navio Kasato Maru.

A camiseta branca faz referência aos indígenas, por meio de ilustração e elementos que contam um pouco sobre a sua história: eles eram entre 4 e 5 milhões antes da chegada dos europeus e exerceram grande influência em nossas costumes, comportamentos e hábitos alimentares.

streetwear masculino

Por fim, a camiseta preta faz referência aos africanos. A Saint P buscou os nomes de algumas figuras que foram importantes na história brasileira, seja pela luta contra a escravidão, como pelo talento como escritor, atleta, músico ou político: Zumbi, Grande Otelo, Luís Gama, Luisa Mahin, André Rebouças, Chica da Silva, João Candido, Nilo Peçanha, Tereza de Benguela, Cruz e Sousa, Machado de AssisSabotage, entre outros.

Com uma longa pesquisa de referências, imagens e textos, o resultado você encontra tanto em camisetas, como em gorros. A coleção já está disponível para consumo.

Fotos: Divulgação

O que você achou?

  • Denis Ferreira

    streetwear vai dominar o mundo! AMEI a matéria da levi’s