Nav icon
What-Else-Mag-Cultura-Arte-Alex-Gross
Cult +

Alex Gross transforma fotos antigas em pinturas pop

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 8 September, 2016

O que fazer quando se tem talento e criatividade para ilustrar e pintar? Começar uma arte nova? Reproduzir um trabalho conhecido? Por que não pintar pessoas reais como personagens fictícios da cultura pop?

David Bowie costumava cantar que “nós podemos ser heróis, para todo o sempre“, ou pelo menos por um dia; e esta, talvez, foi a fonte que o aclamado artista americano Alex Gross bebeu, ao tentar enganar o tempo com suas ilustrações geek de personagens fictícios da cultura pop em fotografias do século 19.

Vasculhando os arquivos das primeiras imagens fotográficas de pessoas já criadas, Gross selecionou e comprou cerca de 98 retratos com as faces da classe trabalhadora dos anos 1870, buscando nelas os famosos heróis do cinema, televisão, videogame, literatura e quadrinhos.

Com sua técnica de ilustração e pintura a óleo, o artista reinterpretou cada retrato com força e profundidade, mesclando diferentes mídias (fotografia com pintura) na elaboração de uma imagem surrealista completamente nova. Sua habilidade torna nossa leitura fácil e de reconhecimento imediato dos símbolos modernos da nossa cultura, como Woody, Avatar, Superman e até Daenerys Targaryen, da série Game of Thrones.

O trabalho de curadoria e pintura realizado entre 2008 e 2012 pelos EUA rendeu a publicação do livro “Now and Then“, possível de ser adquirido no Amazon por singelos 15 dólares. Para quem ficou com vontade de colecionar as gravuras, existe um box maravilhoso com os cartões a venda por 150 dólares. Um ótimo presente geek para dar (a si mesmo rsrs)!

Se você ainda não é familiarizado com o trabalho do Alex Gross, faça uma visita ao portfólio do artista e confira nossa galeria com o antes e o depois de algumas obras da coleção. Já escolheu a sua favorita? Conta aqui pra gente!

O que você achou?