Nav icon
Jared Leto
Radar

Artista Radical, Jared Leto Está em Sua Melhor Forma

Postado por Alisson Prando / 4 May, 2018

Ícone do cinema, música e moda, Jared Leto é um “jovem quarentão” que atua em diversos projetos. Confira a trajetória deste artista irreverente!

Um dos multi-artistas mais talentosos dos últimos tempos é Jared Leto. Desde 1991, Jared se dedica a várias áreas artísticas, tais como cinema e música. Nascido em 1971 em Bossier City, Luisiana, Jared teve uma infância conturbada. Sua mãe Constance Leto divorciou-se ainda quando Jared tinha dois anos, e desde então, sua família mudou-se várias vezes de casa. Apesar do cenário complicado, Constance sempre influenciou seus filhos a seguirem carreira artística: Jared aprendeu a tocar piano ainda cedo, e aos doze anos comprou sua primeira guitarra. Quando Leto terminou o Ensino Médio, ele dedicou-se brevemente a Artes Plásticas, mas formou-se em cinema.

Jared Leto

Alem de ator, Jared Leto também é vocalista da banda de rock 30 Seconds to Mars

CINEMA

Em 1992, Jared se muda para Los Angeles, sem dinheiro algum, chegou a morar em um abrigo. Seu primeiro papel foi uma pequena aparição em dois episódios da ‘Camp Wilder’. Apareceu também em ‘My So-Called Life’, onde interpretou objeto sexual da atriz Claire Danes – depois disso, tornou-se conhecido na América inteira. Depois desse papel, Jared Leto participou de vários longas de destaque, são eles: ‘Clube da Luta’, ‘Garota, interrompida’ e ‘Psicopata Americano’.

Em 2000, associado ao diretor Darren Aronofsky, Jared interpreta Harry no filme ‘Réquiem para um Sonho’, o papel rende-lhe aclamação da crítica e sucesso comercial – até hoje, esse longa é considerado um dos melhores já feitos na história do cinema, tanto pelas suas atuações sólidas, como também por sua trilha sonora e técnicas de filmagem inovadoras, além da temática tratada sem nenhum tabu – drogas, dependência química e obsessão.

Jared Leto

Jared Leto no filme “Réquiem para um Sonho” de 2000

Dedicado, Jared Leto é um ator que dá o sangue literalmente por seus papéis na sétima arte – não é incomum que ele se modifique fisicamente para cumprir as exigências de seus personagens, já perdeu peso para interpretar Rayon, mulher transexual no filme ‘Clube de Compras Dallas’ em 2013 com o qual ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, engordou para viver nas telonas Mark David Chapman, o assassino de John Lennon, submeteu-se a treinamento militar para viver Heféstion em ‘Alexandre, O Grande’.

Jared Leto

Jared Leto no filme “Alexandre – O Grande” de 2004

Além de atuar, Jared Leto ainda se dedica a roteirizar, produzir e dirigir – foi ele quem participou ativamente de ‘Sr. Ninguém’, filme de 2009, onde ele interpreta Nemo Nobody, o último homem mortal vivo.

Sua participação no cinema em ‘Esquadrão Suicida’ como Coringa rendeu críticas negativas, tanto do público, quanto da crítica especializada, mas não foram suficientes para que fizessem com que Jared parasse de atuar. Recentemente ele esteve na continuação do longa cyberpunk ‘Blade Runner’ e nos próximos anos supõe-se que ele vá participar de ’77’, suspense policial, o tecnológico-distópico ‘Tron III’, e o remake de ‘Entrevista com o Vampiro’.

Jared Leto

Jared Leto no filme “Esquadrão Suicida” de 2016

MODA

Os críticos de moda têm uma relação de amor e ódio com Jared Leto – em 2016, por exemplo, ele foi eleito o homem mais malvestido do mundo pela revista GQ. Mesmo com esse título, é constante a procura de marcas ao redor do globo que esperam que Jared possa representá-los seja assinando produtos licenciados ou como garoto propaganda. Jared já estrelou campanhas para perfumes Hugo Just Different e Hugo Reed de Hugo Boss e mais recentemente Gucci Guilty.

Jared Leto

Jared Leto estrela a nova campanha do perfume Gucci Guilty

Ano passado, a Carrera, marca de óculos tradicional pertencente ao grupo Sáfilo lançou o ator-cantor como rosto de sua marca:

“A Carrera sempre foi um pouco diferente e sempre teve uma identidade forte. Tem um look clássico e sempre sobreviveu  à prova do tempo. E você só pode fazer isso quando tem um produto que funciona e um design vanguardista voltado para o futuro”, comentou Leto.

Jared Leto

A coleção “Os Mavericks” da marca de óculos Carrera teve Jared Leto como rosto da campanha

A campanha foi fotografada por Terry Richardson, com quem Jared já produziu diversos photoshoots ao longo de sua carreira.

“Nós realmente estamos empolgados com a campanha Carrera 2017”, diz Matteo Cuelli, diretor mundial de marca da Carrera. “Jared Leto e Terry Richardson são lendas absolutas que se destacam da multidão. Eles incorporam perfeitamente a atitude vencedora e a autenticidade da marca, e temos orgulho de tê-los na nossa equipe”.

Jared Leto

Jared Leto é amigo pessoal de Alessandro Michele, diretor criativo da marca italiana Gucci

MÚSICA

Desde 2002, Jared Leto é o frontman da banda 30 Seconds To Mars. No começo da década, era comum ver a banda ao lado de nomes como Green Day, My Chemical Romance, Fall Out Boy, Panic At The Disco, etc. Em 2005, a banda lança o disco ‘A Beautiful Lie’ e conquista sucesso mundial com singles como ‘The Kill’.

Em 2009, ‘This Is War’ é lançada e consolida 30 Seconds To Mars no VMA ganhando como ‘Melhor Videoclipe de Rock’ por ‘Kings and Queens’. Foi nesse disco que Jared Leto assume de vez a direção dos videoclipes, como exemplo do excelente ‘Hurricane’, que conta com cenas sadomasoquistas em sua versão sem censura.

Jared Leto

A banda de rock é formada pelos irmãos Jared Leto e Shannon Leto, além de Tomo Miličević

O penúltimo disco lançado pela banda é ‘Love, Lust, Faith and Dreams’, álbum que une a sonoridade rock a experimentações eletrônicas. Em 2013, Jared Leto veio com sua banda ao Brasil para tocar no Rock In Rio:

“Nunca vou me esquecer como foi voar sobre 80 mil pessoas lindas e loucas durante nosso show no Brasil. Beijinhos”, ele escreveu recentemente no Instagram.

Em 2017 a banda repetiu o feito e voltou para o Rock In Rio, onde dessa vez Jared Leto surgiu com visual repaginado assinado pela grife italiana Gucci, do qual é o atual embaixador.

Jared Leto

Jared Leto veste Gucci em sua apresentação no Rock in Rio 2017

A ERA “AMÉRICA”

Em nova era iniciada com o disco ‘America’, 30 Seconds to Mars faz parceria com a cantora Halsey, em “Love Is Madness”, e com A$AP Rocky, em “One Track Mind”, além de produção de Zedd, em “Dangerous Night”.

No último dia 2 de abril, Jared Leto, vocalista do Thirthy Seconds to Mars saiu para uma viagem batizada de Mars Across America (Mars Pelos Estados Unidos), comemorando o lançamento do quinto álbum de estúdio da banda, “America”, que chegou no dia 6 de abril às lojas e plataformas digitais. Leto seguiu um roteiro saindo de Nova York e atravessou o país da maneira que foi possível: em trens, aviões, automóveis, caronas, ônibus, bicicletas e muito mais.

“Para mim, as listas são quase como uma cápsula do tempo. Independentemente elas podem surpreender, entreter ou provocar, mas como um grupo, elas nos dão uma noção da cultura da qual fazemos parte e dos tempos em que vivemos”, Jared Leto conceitua sobre a campanha e as fotos promocionais do disco.

Jared Leto

Capa do single da banda “Walk On Water”, o primeiro lançado desde 2013

O 30 Seconds to Mars lançou recentemente “One Track Mind”, com a participação de A$AP Rocky, e “Dangerous Night”, atualmente no Top 10, depois de 4 semanas em 1º lugar com a faixa alternativa “Walk On Water”. Esta última também foi usada na programação de futebol universitário da ESPN para a temporada de 2017 em uma variedade de plataformas. O videoclipe oficial do single é uma espiadela no próximo documentário, “A Day in the Life of America”.

Filmado em um único dia, 4 de julho de 2017, em todos os 50 estados americanos, além de Washington DC e Porto Rico, o documentário traz imagens de 92 equipes de filmagem profissional, 10.000 fãs inscritos, além de notícias e conteúdo de mídia social. Dirigido por Jared Leto, o filme apresenta um retrato único e histórico da América em um só dia.

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?