Nav icon
Biografias Masculinas
Cult +

10 biografias masculinas bacanudas de ícones do século 20

Postado por Alisson Prando / 13 September, 2017

Você quer leitura? Então toma essa lista de livros que garimpamos sobre homens que fizeram a diferença em seu campo de atuação.

Entre as trágicas, mas não menos geniais, vidas de Jimi Hendrix, Jim Morrison e Kurt Cobain, a genialidade de Bauman e George Orwell, e a criatividade de Steve Jobs e Phill Knight, surge a lista de livros com algumas das melhores biografias masculinas de lendas pop composta pela What Else Mag: selecionamos ícones do século 20 que mudaram nossa maneira de se vestir, agir e pensar.

A Vida e a Música de Iggy Pop

Paul Trynka
Editora Aleph
2015

Biografias Masculinas

Muito mais do que uma biografia sobre a vida do artista mais indomável do Rock, ‘A Vida e a Música de Iggy Pop’ funciona como um catálogo importantíssimo sobre a cultura hippie, a influência das drogas na criatividade artística, o caminho que as bandas famosas obtinham etc. O autor, Paul Trynka é ex-editor da revista inglesa MOJO, e para esse livro, viajou pela Europa e Estados Unidos, entrevistando companheiros de banda, amigos de infância, produtores e o próprio Iggy Pop. O resultado é uma obra fascinante que transcende a biografia do rockstar.

Steve Jobs – A Biografia

Walter Isaacson
Editora Companhia das Letras
2011

Biografias Masculinas

Um dos livros mais vendidos dos últimos tempos, ‘Steve Jobs – A Biografia’ escrita por Walter Isaacson trata da lenda que transformou para sempre a história da tecnologia, contando com inúmeras entrevistas com amigos, parceiros de trabalho, familiares e concorrentes de Jobs, criador da tecnologia Apple. A história é ao mesmo tempo uma lição e uma advertência, e ilustra a capacidade de inovação e de liderança, o caráter e os valores de um homem que ajudou a construir o futuro.

Jimi Hendrix Por Ele Mesmo

Alan Douglas e Peter Neal
Editora Zahar
2014

Biografias Masculinas

Considerado o Rei da Guitarra, Jimi Hendrix viveu brevemente, mas o suficiente para ser intenso e marcar a história da música. Extremamente talentoso, inúmeros livros já foram escritos pelo artista, mas esse registro, organizado por Alan Douglas, produtor e amigo do guitarrista, e o documentarista Peter Neal, mostra faces até então nunca vistas pelos fãs e a audiência geral que acompanhou Jimi até o seu estrelato e morte prematura – morreu aos 27 anos, como outras grandes lendas do Rock.

A Marca da Vitória – A Autobiografia do Criador da Nike

Phil Knight
Editora Sextante / GMT
2016

Biografias Masculinas

Escrita pelo próprio Phil Knight, criador de uma das mais celebradas marcas de todos os tempos, a Nike. A sua autobiografia conta de maneira franca como ele conseguiu cunhar a marca Nike. Com 50 dólares emprestados pelo pai, ele abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. Ele relembra a criação do nome e da logomarca – um dos poucos ícones reconhecidos em todos os cantos do planeta –, os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas. O resultado é um livro inspirador para qualquer homem de espírito empreendedor.

Elvis Presley: A Vida na Música

Ernst Jorgensen
Editora Larousse
2010

Biografias Masculinas

Qualquer fã de moda e boa música obrigatoriamente perpassa pela carreira de Elvis Presley. Considerado o Rei do Rock, além dos figurinos brilhantes e icônicos, o artista foi um dos primeiros a rebolar lascivamente na TV. O livro de Ernst Jorgensen mergulha na discografia de Elvis, demos de estúdio e gravações ao vivo, e as gravações do verão de 1953 e 1977.

Bauman sobre Bauman

Zygmunt Bauman
Editora Zahar
2011

Biografias Masculinas

Falecido recentemente, o filosofo Zygmunt Bauman marcou a história da filosofia contemporânea e produziu conceitos importantes como a sociedade líquida. Feita através de diálogos com o sociólogo Keith Tester, ‘Bauman sobre Bauman’ responde às questões fundamentais levantadas pelo pensador, cita suas influencias, e revela conceitos chaves para leituras de seus textos. No livro, os leitores encontram ideias organizadas por temas: os horizontes da sociologia, ética e valores humanos, o caráter ambivalente de modernidade, individualização e sociedade de consumo, o papel da política.

Caetano: Uma Biografia

Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco
Editora Seoman – Grupo Pensamento
2017

Biografias Masculinas

Escrita por Marcio Nolasco e Carlos Eduardo Drummond, ‘Caetano: Uma Biografia’ é fruto de uma intensa pesquisa sobre Caetano Veloso, um dos maiores artistas brasileiros da história. A diferença dessa biografia em relação às outras, é que ‘Caetano: Uma Biografia’ descreve com detalhes todas as fases do artista, e não apenas a fase Tropicalista ou com os Doces Bárbaros. É um livro para quem quer conhecer mais sobre música brasileira, os afetos e desafetos de Caetano e ouvir com maior conhecimento a discografia do músico.

Mais Pesado que o Céu: Uma Biografia de Kurt Cobain

Charles Cross
Editora Globo
2002

Biografias Masculinas

Kurt Cobain foi um dos últimos gênios do rock. Sua história é marcada por sua morte prematura, mas o garoto de Seattle cravou para sempre seu nome não só na indústria fonográfica, mas também na moda, popularizando o estilo grunge. A biografia escrita e organizada por Charles Cross revela os dramas familiares que instigaram a criatividade musical de Cobain, a história da geração que moldou seu caráter e sensibilidade, detalhes do vício pela heroína, os planos suicidas e seu estranho e conturbado caso de amor com Courtney Love. Analisando relatos médicos e policiais, e cartas do próprio músico, Charles Cross também revela fatos novos sobre a saúde de Cobain, sua depressão e seus últimos dias.

Uma Vida em Cartas

Traduzido por Pedro Maia Soares
Editora Companhia das Letras
2013

Biografias Masculinas

Autor fundamental do século XX, George Orwell escreveu títulos como ‘Revolução dos Bichos’ e ‘1984’. ‘Uma Vida em Cartas’ permite que seus leitores adentrem ainda mundo em seu mundo, através de uma seleção de cartas escritas pelo próprio autor e que montam seu mundo político, e seu contexto social e familiar. Nascido numa família de classe média inglesa, Orwell optou por tornar-se operário e escritor freelancer a continuar a carreira de burocrata de seu pai. Conseguiu consagração como escritor 20 anos depois de ter começado a escrever, através de uma escrita original e arrebatadora.

The Doors por The Doors

Ben Fong-Torres
Editora Agir
2010

Biografias Masculinas

Uma das bandas mais influentes dos anos 60 e 70 é The Doors. Sua influência ainda hoje é presente em qualquer boa banda de rock. A biografia, organizada por Ben Fong-Torres, com depoimentos reveladores, entrevistas antológicas e textos do guitarrista Ray Manzareck, é item obrigatório de pesquisadores musicais e de comportamento, que querem saber como Jim Morrison, vocalista da banda, alterou todo o comportamento norte-americano.

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?