Nav icon
Giuseppe Zanotti
Manual

O Fascinante Império dos Calçados Luxuosos de Giuseppe Zanotti

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 19 April, 2018

Zanotti percorreu um longo caminho, de DJ, para pequeno empresário, para designer mestre que conhecemos hoje. Depois de encantar os corações das mulheres globalmente, suas novas coleções estão agora ganhando os homens também.

Quando Giuseppe Zanotti estreou com sua primeira coleção em Nova York em 1994, poucas pessoas sabiam seu nome, mas depois que Madonna apareceu em um de seus geniosos pares de sapatos de salto alto, o mundo inteiro percebeu. O estilista italiano começou sua carreira na moda durante os anos 80, trabalhando localmente com pequenos artesãos, mas passou logo em seguida a trabalhar como designer freelancer para grandes marcas como Valentino, Thierry Mugler, Missoni, Dior, Roberto Cavalli e Ferré. Uma vez que ele se estabeleceu na indústria, Zanotti investiu em suas próprias mãos e começou seu próprio negócio, dedicando tempo para fazer sapatos engenhosos que quebrassem todos os limites convencionais.

“Eu nasci em uma cidade onde todos eram acostumados com o cheiro de couro”, comenta Zanotti. “Desde que eu era um garoto criativo, decidi colocar meus talentos e idéias em fazer sapatos.”

Giuseppe Zanotti

Em 1994 no Hotel Plaza, em Nova York, Giuseppe Zanotti apresentou sua primeira coleção de sapatos com seu nome

O designer começou com uma pequena oficina que empregava apenas 15 pessoas, mas depois de seu renomado sucesso que resistiu ao teste do tempo, mais de 350 pessoas qualificadas trabalham hoje em sua empresa, fabricando mais de 400.000 pares de sapatos de luxo. Ele abriu sua primeira boutique no ano de 2000, em Milão, e agora tem quase 100 lojas próprias em todo o mundo. Desde então, ele se colocou no topo da indústria de calçados de luxo.

Giuseppe Zanotti

As celebridades logo desenvolvem uma afinidade pelo glamour ousado e sex appeal dos designs de Giuseppe Zanotti

Autodeclarado psicólogo de sapatos, Giuseppe Zanotti decidiu trabalhar com design quando, ainda jovem, percebeu que havia algo faltando. A julgar pelo número de mulheres que esperam novas coleções suas ano após ano, parece que ele descobriu a receita secreta. Introduzindo sex appeal, intrigantes bordados e feminilidade delicada com um toque de algo selvagem e forte, os sapatos de Giuseppe Zanotti encontraram seu caminho no tapete vermelho, com colaborações famosas de artistas como Lady Gaga, Jennifer LopezBeyoncé.

Giuseppe Zanotti

A cantora Jennifer Lopez desenvolveu no verão de 2016 uma coleção de sapatos exclusivos com Giuseppe Zanotti

Esse talentoso empresário entende de material e detalhes melhor do que ninguém e incorpora seu talento para criar desde sandálias adornadas até botas de motoqueiro. Sua empresa apresenta até 800 modelos diferentes por temporada, criando opções e diversidade para seus clientes. O processo de design de Giuseppe Zanotti gira em torno de desenhar cada modelos à mão. Mas nenhum desses desenhos está completo sem sua assinatura distintiva, inscrita no sapato como um ornamento no calor do momento criativo. A mesma assinatura é visível em todos os produtos finais, e ao longo dos 20 anos desde a fundação da Giuseppe Zanotti Design tornou-se um símbolo da mais alta qualidade e arte mais inovadora.

Giuseppe Zanotti

Botina da coleção colaborativa entre Giuseppe Zanotti e o cantor Zayn Malik lançada mundialmente em 2017

Na década de 1990, quando Giuseppe Zanotti adquiriu instalações de produção em San Mauro Pascoli, Itália, uma das primeiras coisas que ele fez foi trazer equipes de bordadeiras para adicionar seus conhecimentos ao processo de fabricação de sapatos. Foi sua inovação tratar sapatos como alta costura, uma atitude que persiste até hoje em todos os calçados da Giuseppe Zanotti Design.

Ele lançou sua primeira linha para homens em 2012, após a persuasão de seu agora querido amigo Kanye West. Giuseppe Zanotti, apesar do seu interesse em todas as opções que têm a ver com moda, nunca pensou em se envolver na indústria masculina. Depois que Kanye pediu um par para si mesmo, ele encorajou Zanotti a tentar uma abordagem inovadora. O designer decidiu aceitar o novo desafio e estamos felizes por ele ter o feito.

Giuseppe Zanotti

Os calçados masculinos possuem uma abordagem contemporânea com a quantidade certa de rebeldia moderno

O resultado foi uma linha de chinelos cheios de adereços, elegantes mocassins, botas de motoqueiro e tênis inspirados no hip-hop que eram tão surpreendentes quanto qualquer stiletto enfeitado com jóias. Agora, com um departamento masculino completamente desenvolvido, os homens do mundo todo podem aproveitar o conforto e o luxo de um verdadeiro sapato de alta costura especial para eles.

Recentemente, o designer se associou com o cantor fashionista Zayn Malik para criar uma coleção de calçados masculinos, com variações de cores entre o verde e o preto. Em comunicado, o ex-integrante da boy band One Direction comentou a parceria:

Eu realmente acredito que o estilo vem do correr riscos, ser corajoso e não ter medo de se expressar. Eu sinto que Giuseppe faz isso com suas coleções e eu tento fazer isso com minha música“, disse Zayn. “Então, quando veio a ideia da colaboração, eu pensei ‘Sim, isso vai funcionar’“, finalizou o cantor.

Giuseppe Zanotti

Entre os últimos lançamentos da marca está o seu tênis aerodinâmico “THE UNFINISHED”, lançado na Backstage Collection

Misturando inocência com rock & roll, e um amor pelo artesanato com uma estética futurista e de limites, cada sapato Giuseppe Zanotti é um verdadeiro original, criado usando técnicas artesanais consagradas pelo tempo que garantem o mais alto nível de qualidade. Embora a Giuseppe Zanotti Design tenha passado de sucesso em sucesso nas últimas duas décadas, expandindo globalmente e incorporando bolsas, jóias, sapatos masculinos e ready-to-wear, o espírito de seu fundador permanece o mesmo – sua criatividade incansável nascida de um amor entre arte, música, design e dedicação para fornecer às mulheres e homens os sapatos mais superlativos do mundo.

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?