Nav icon
CASAPLANTA + Improvisadão
Cult +

Performance CASAPLANTA + Improvisadão Reune Artistas em SP

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 31 March, 2017

Casaplanta, espaço colaborativo e plataforma criativa para projetos socioculturais inaugura no centro de São Paulo e estréia programação com encontro aberto de Maurício Ianês, Paula Garcia e Protovoulia, no próximo domingo, 02 de abril.

O Centro de São Paulo recebe novo espaço que se propõe como uma plataforma de criação, articulação, desenvolvimento e execução de projetos socioculturais.  A Casaplanta nasceu da parceria entre Amanda Dafoe, Julia De Francesco, Nicole Candian e Renata Moura: uma designer, uma arquiteta, uma pesquisadora em artes visuais e uma jornalista. O espaço promove no próximo domingo 02 de abril seu primeiro evento com nomes importantes da performance.

CASAPLANTA + Improvisadão

Batizado de “Improvisadão” o encontro organizado por Maurício IanêsPaula Garcia e coletivo Protovoulia, é aberto ao público, gratuito e movido pelo desejo dos artistas em promover um encontro de experiências. Juntos, o grupo irá organizar um diálogo sobre intervenções artísticas em espaços públicos e processos colaborativos de criação e produção artística. Artistas e demais presentes estarão convidados a co-criar e participar de uma PERFORMANCE[JOGO]IMPROVISO, bem como a fomentar rodas de conversa, debates e trocas de ideias. O evento inicia às 16h e segue até 20h no terraço da Casaplanta.

CASAPLANTA + Improvisadão

CONHEÇA OS ARTISTAS

MAURÍCIO IANÊS – Artista visual e performer, formado pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, SP. Seu trabalho questiona as linguagens verbal e artística, suas possibilidades expressivas e limites, suas funções políticas e sociais, muitas vezes propondo a participação do público em suas ações para criar situações de troca onde a linguagem e os seus desdobramentos sociais entram em jogo.

CASAPLANTA + Improvisadão

Sua pesquisa artística sempre busca questionar a relação entre espectador e artista, tirando o espectador do papel de observador passivo e transformando-o em parte importante da criação da obra. Já participou de importantes exposições nacionais e internacionais, como as 28ª e a 29ª Bienais Internacionais de São Paulo, SP; “Des Choses en Moins, Des Choses en Plus”, Palais de Tokyo, Paris, França; “Avante Brasil”, KIT Kunst im Tunnel, Düsseldorf, Alemanha; “Il Va se Passer Quelque Chose”, Maison de L’Amérique Latine, Paris, França; “Chambres Sourdes”, Parc Culturel de Rentilly, França.

 

PAULA GARCIA – Artista visual, pesquisadora e curadora independente, mestre em Artes Visuais pela FASM-SP e bacharel em Artes Plásticas pela FAAP. Suas pesquisas e experiências artísticas enfocam performance e suas relações com as mídias. Atua como artista e colaboradora artística de projetos do MAI – Marina Abramovic Institute.

CASAPLANTA + Improvisadão

Principais exposições: Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI – Curator: Marina Abramovic e Paula Garcia – SESC Pompéia, São Paulo. (2015); The artist is an explorer – Curador: Marina Abramovic / Beyeler Foundation – Basel (2014); The Big Bang : 7 Bienal El Museo del Barrio –Curadoria: Chus Martinez / Rocío Aranda-Alvarado / Raúl Zamudio – El Barrio Museum, New York (2013/2014); The 19th Annual Watermill Center Summer Benefit – Walter Mill, New York (2012); 17ºFestival Internacional de Arte Contemporânea Videobrasil_SESC no SESC Belenzinho – SP; Performa Paço no Paço das Artes – SP (2011); 6a Edição da Mostra Anual de Performance na Galeria Vermelho – SP (2010); “Galeria Expandida” na Luciana Brito Galeria – SP (2010) ; “Variação” na Escola São Paulo (Projeto Encontros com Arte) (2009); Projeto Tripé / Vídeo no SESC Pompeia –SP (2008); Virada Cultural no SESC 24 de Maio – SP (2008); coletiva “Mostravideo” no Itaú Cultural de BH e PA, Escola São Paulo – SP (2007); mostra “Vorazes, grotescos e malvados”, no Paço das Artes – SP (2005).

 

PROTOVOULIA – Em 2014, o duo Rafael Abdala e Jessica Goes iniciou uma pesquisa conjunta em iniciativas e processos de colaboração criativa em Arte.

CASAPLANTA + Improvisadão

Em 2016 eles fundaram o PROTOVOULIA, partindo de um Workshop realizado junto a outros artistas em Atenas/Grécia – durante a exposição “MAI+NEON | AS ONE”, no Benaki Museum – e em Zurique/Suíça – dentro da programação do “Obsession Dada + Zurich Meets London + Instant City Reloaded” realizados no Cabaret Voltaire Dada Zurich e nos espaços da Universidade de Artes de Zurique. Em 2017, Maya Dikstein também passa a integrar o grupo de artistas do coletivo.

CASAPLANTA + Improvisadão

Fotos: Divulgação

O que você achou?