Nav icon
pele masculina
Lifestyle

Aprenda 5 Cuidados Essenciais Com a Pele Masculina Neste Verão

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 14 December, 2017

Foi-se o tempo em que cuidar da pele e do corpo era considerado pelos homens “coisas de mulher”.

Ao contrário do que muitos homens pensam, a pele masculina necessita tanto de cuidados quanto a das mulheres. Acontece que muitos deles, por preguiça ou falta de paciência, não dão a devida importância a isso. De fato, atualmente esse cenário tem mudado e os homens passaram a se preocupar mais com isso e compreenderam que muito além do fator estético, a saúde também é influenciada quando cuidam da pele.

pele masculina

Na hora de escolher os produtos e tratamentos, é preciso levar em consideração que o corpo masculino possui características específicas e, portanto, devem obter os cuidados de maneira adequada. Entre as diferenças mais notáveis, podemos citar a presença de pelos em maiores quantidades, a textura mais grossa da pele devido às questões hormonais, que acabam deixando-as mais oleosas e com mais propensão à acne.

Para garantir uma pele mais saudável e bonita, é preciso seguir algumas recomendações, incluindo novos hábitos na sua rotina e evitando o envelhecimento. Confira 5 cuidados essenciais para você ter com a sua pele:

1. MANTENHA A PELE SEMPRE LIMPA

A limpeza é o primeiro passo para quem deseja manter uma pele livre de oleosidade, cravos e espinhas. Entretanto, o que muitos homens não sabem, é que é preciso utilizar um sabonete adequado para cada área do corpo. É recomendado que o sabonete para o rosto seja diferente do que o sabonete utilizado para o corpo. Isso porque, o mesmo produto pode provocar reações diferentes em cada parte, deixando umas mais oleosas do que as outras.

pele masculina

Em todo caso, o ideal é escolhê-los de acordo com o seu tipo de pele. Existem ainda os conhecidos limpadores, que possuem princípios ativos responsáveis por realizar uma limpeza profunda na pele. Produtos que contenham itens como: ácido salicílico, glicólico e enxofre também podem auxiliar na redução da oleosidade e da acne.

2. UTILIZE O FILTRO SOLAR

Para aqueles que pensam que passar protetor solar é necessário apenas quando a pele é exposta diretamente ao sol, sinto em lhes informar que é necessário utilizar o produto independente do clima. Durante o dia, a aplicação é fundamental para proteger a sua pele dos raios ultravioleta, que provocam queimaduras e aceleram o envelhecimento, além de provocar o câncer de pele.

pele masculina

Assim como qualquer outro produto, os filtros devem ser escolhidos de acordo com suas características específicas, pois a utilização dos cosméticos errados pode acarretar no aumento da oleosidade. Os protetores que possuem um efeito seco e que não deixam a pele pegajosa são os mais indicados para os homens que não gostam de sentir a presença do produto.

3. HIDRATANTE CORPORAL

Engana-se quem pensa que a aparição de estrias é uma exclusividade das mulheres. Os homens também estão suscetíveis a desenvolvê-las, principalmente quando sofrem alterações de peso. A hidratação corporal é essencial para evitar que elas apareçam, além de manter a pele mais bonita e viçosa, principalmente em áreas mais ásperas como joelhos e cotovelos.

pele masculina

O recomendado é que se utilize o creme hidratante sempre após o banho, para garantir que o corpo absorva melhor o produto e melhore a aparência da pele. 

4. PREVINA A FOLICULITE

Um dos problemas mais recorrentes na pele masculina, a foliculite atinge muitos homens, principalmente aqueles que costumam fazer a barba com lâminas. Elas são semelhantes a espinhas e são causadas pela inflamação dos pelos e podem ser evitadas com a depilação correta deles. Para quem prefere as lâminas, o jeito é barbear no sentido em que os pelos estão crescendo.

pele masculina

Deve-se ainda evitar produtos, como a loção pós-barba, por exemplo, que contenha entre seus componentes, o álcool. Ele pode causar o efeito contrário do esperado e irritar ainda mais a pele. Em outros casos, a depilação a laser pode ajudar a resolver de vez o problema. Entretanto, este tipo de tratamento costuma ter um preço elevado e é indicado para os casos mais extremos.

5. CONSULTE UM DERMATOLOGISTA

Para identificar quais são as necessidades da sua pele e utilizar produtos que realmente atinjam os objetivos esperados, o ideal é que você consulte um profissional especializado no assunto. Os dermatologistas não só podem indicar os tratamentos mais adequados para cada tipo de pele, como também ajudam a cuidar do rosto, incluindo cremes antissinais, ácidos e outros produtos na sua rotina de cuidados para prevenir o envelhecimento.

pele masculina

É importante lembrar, que nem sempre os resultados serão instantâneos, portanto, é preciso manter os hábitos para que você permaneça com a pele sempre saudável e bonita.

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?