Nav icon
Cuidados Faciais
Lifestyle

Como Decidir os Cuidados Faciais Necessários Para Sua Idade?

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 5 April, 2018

Saber quais são os cuidados essenciais para ter com a sua pele do rosto pode te deixar ainda mais bonito, com aspecto jovem e saudável. Sua pele irá agradecer por isso!

Com o passar dos anos, é normal que todo o nosso corpo sofra mudanças, inclusive nossa pele do rosto. Por esse motivo, é extremamente importante tomar certos cuidados faciais, principalmente a partir de determinada idade. Quando somos jovens, nossa pele tende a ser mais oleosa e ter algumas espinhas. Já quando mais velhas, a pele começa a ficar um pouco mais seca e com alguns sinais que também precisam ser tratados. Logo de início, é importante ressaltar que todo cuidado com a pele não depende somente dos cosméticos que são utilizados, mas está totalmente ligado à alimentação e também à forma com a qual os produtos são aplicados.

Cuidados Faciais

Então, uma certeza que podemos te dar é que não adianta comprar os produtos mais caros do mercado de cosméticos se não tiver um cuidado especial, que funciona como um complemento para que esses produtos tenham o efeito esperado. Aqui, vamos dar algumas dicas de como decidir quais produtos usar para cada idade. Mas antes, vale a pena dar uma olhada nos cuidados gerais, aqueles que funcionam para todos, independente da idade e tipo de pele.

Dicas Para Qualquer Idade

Algumas dicas são importantes e podem ser utilizadas para todas as idades, desde crianças até mesmo adultos. Portanto, achamos que é essencial que você entenda primeiro essas dicas gerais para a sua pele para depois ir às específicas da sua idade. Assim, será mais fácil entender e ter um resultado mais satisfatório.

Passe Protetor Solar

Cuidados Faciais

A importância de passar protetor solar é uma coisa que praticamente todos nós já ouvimos alguma vez na vida, tudo isso porque ele é um dos produtos que não podem de forma alguma faltar nos cuidados diários. Quando temos o cuidado de manter a pele bem protegida contra o sol e todos os tipos de radiações que podem causar danos à ela desde a juventude, conseguimos perceber que nossa pele não fica com manchas que são motivadas exatamente por esse mal.

Cuidados Faciais

Então, um dos principais cuidados que precisamos ter desde que somos jovens é se proteger de forma absoluta contra tudo o que nos deixam vulneráveis a queimaduras e manchas. Mesmo nos dias nublados, tenha em mente que o sol está ali da mesma forma e pode causar o mesmo dano, principalmente para o nosso rosto.

Uma outra dica também muito bacana em relação ao protetor solar é a necessidade de usá-lo mesmo quando não for sair de casa, principalmente se você trabalha de frente para o computador o dia inteiro, pois a iluminação dele também pode prejudicar a sua pele.

Hidrate-se Sempre

Cuidados Faciais

Certamente, essa também não é a primeira vez que você lê algo sobre a importância de se manter sempre hidratada, não é? Aqui, nós estamos falando da hidratação que acontece de dentro para fora.

Pois é, a água é tão fundamental para a nossa pele como é para o corpo inteiro. A partir dessa hidratação, é possível ter um rosto mais bonito e evitar até mesmo o aparecimento de oleosidade.

Coma Alimentos Saudáveis

Cuidados Faciais

Assim como a hidratação feita de dentro para fora, a ingestão de alimentos saudáveis também é essencial para ter uma pele saudável e muito bonita. Evite comer gorduras, frituras e chocolates em grandes quantidades. Assim, será mais fácil tratar e ter uma pele bonita e saudável.

Cuidados Faciais Para ter com Cada Idade

Vamos começar a dar as dicas para homens a partir de 20 anos, pois os mais novos precisam sim de um cuidado, mas se manter a alimentação e a proteção contra luminosidade, já é um grande começo.

Pele de 20 Anos

Cuidados Faciais

Nessa idade, a pele passa por uma transição onde passamos da fase da adolescência, onde os hormônios estão todos florescidos, e passamos para a fase adulta. Então, é normal perceber que a sua pele fique um pouco menos oleosa, mas ainda assim é possível reparar que não acontece uma melhora 100%. Por esse motivo, é importante manter alguns cuidados, como:

– Usar esfoliantes próprios para a sua pele, de duas a três vezes na semana.
– Usar sabonetes e gel de limpeza específicos para o seu tipo de pele. Escolha aqueles que têm pH fisiológico.
– Use tonificantes que sejam feitos à base de glicerina, principalmente os que são livres de óleos. Procure sempre na embalagem a frase “oil free”.
– Se você faz uso de maquiagens, opte por aquelas que não sejam muito gordurosas e sempre tire a maquiagem quando chegar em casa, sempre!

Pele de 30 Anos

Cuidados Faciais

Com essa idade, é possível perceber que a pele já está um pouco mais madura e quase nada oleosa. Também é possível reparar que os primeiros sinais de amadurecimento começam a chegar. Por isso também é importante tomar certos cuidados rotineiros.

– Esfolie a pele no máximo duas vezes por semana.
– Use sabonetes que tenham pH neutro e prefira sempre tonificantes que tenham em sua composição vitaminas que são antioxidantes.
– Escolha hidratantes que sejam equilibrados. Assim, você evita que a pele fique mais seca do que já está e evita também que a região T do rosto fique oleosa, já que ela tende a ter essa característica.
– Sempre prefira comprar maquiagens que tenham em sua composição a presença de filtro solar com FPS médio ou alto e que tenham também vitamina E.

Pele de 40 Anos

Cuidados Faciais

Essa é uma idade que a pele sofre um amadurecimento ainda maior, e é aí que você vai perceber como todo o cuidado (ou a falta dele) há anos atrás te trouxe resultados.

É nesse momento da vida que acontece uma queda nos hormônios do nosso corpo, então é normal que a pele fique ainda mais seca, com aparecimento de rugas, manchas e linhas de expressão.

– Faça esfoliação apenas uma vez na semana.
– Use sabonetes e produtos que sejam hidratantes, mas não oleosos.
– Utilize um produto separado para a região dos olhos.

Seja qual for a faixa etária, é muito importante utilizar creme antissinais no seu rosto. Isso evita ainda mais o aparecimento das linhas de expressão e garante que você fique com uma aparência mais jovem!

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?