Nav icon
Steven Klein
Cult +

Por trás da estética soturna de Steven Klein na Cultura Pop

Postado por Alisson Prando / 31 August, 2017

Querido pelas celebridades, o fotógrafo costuma colaborar com vários artistas do entretenimento, além das mais conceituadas revistas de moda do mundo. Icônico e provocador, selecionamos algumas colaborações marcantes do fotógrafo com o universo POP.

Um dos mais célebres fotógrafos de moda dos últimos tempos é Steven Klein. Nascido ano de 1962 em New York, ele é conhecido por ser um contribuidor regular de revistas como Vogue, i-D, Numéro, W e Arena. Estudou pintura por alguns anos na Rhode Island School of Design, mas pouco tempo depois mudou-se para o curso de Fotografia.

Desde então, Steven Klein trabalhou para marcas como Calvin Klein, D&G, Alexander McQueen e Nike. Parte de seu sucesso é que ele constantemente gosta de colocar as celebridades e artistas com quem trabalha à sua visão artística, e nunca o oposto. Apresentamos algumas dessas personalidades sortudas da indústria pop.

Madonna

Em um de seus trabalhos mais reconhecidos, Steven Klein trabalhou com o maior ícone POP vivo, Madonna, em 2003. O projeto intitulado ‘X-STaTIC PRO=CeSS’, que consistia em Madonna vestida como uma versão moderna de Maria Antonieta ou uma guerreira pós-apocalíptica fazendo poses de yoga, ganhou vários braços: tornou-se um coffe table book da artista POP extremamente raro, uma exposição mundial de arte onde as fotografias eram exibidas em projeções gigantescas como pinturas vivas, e também nos backdrops da ‘Re-invention Tour’, tais como ‘The Beast Within’ e ‘Vogue’.

Steven Klein

Madonna veste Christian Lacroix Haute Couture no projeto/instalação X-STaTiC PRO=CeSS de 2003

A parceria entre Madonna e Steven Klein ainda perdurou durante a ‘Confessions Tour’, onde depois de cair de um cavalo e quebrar ossos, Madonna posou como uma amazona. Mais tarde, esses vídeos, assim como o ensaio fotográfico, compôs o primeiro bloco musical da turnê.

Em 2013, em conjunto ao brasileiro Giovanni Bianco, Madonna e Steven Klein compuseram o filme-manifesto ‘Secret Project’, um videoclipe onde a artista POP falava sobre os processos políticos globais da época e pregava a liberdade de expressão e do ser.

Steven Klein

No filme Secret Project Revolution, de 2013, Madonna mostra cenas de opressão, tortura e massacre

Justin Bieber

Estilizado por Karl Templer e fotografado por Steven Klein, Justin Bieber posou para as lentes do fotógrafo em agosto de 2015, recheando o conteúdo da ‘Interview Magazine’. As fotos mostram o ídolo POP mais adultescido com muito couro, máscaras eróticas, facas na boca, e uma série de hematomas nas costas, porque Bieber havia acabado de voltar de seu acupunturista – novamente um exemplo de que Klein gosta de ‘remontar’ os ícones populares a seu gosto e estética, e não o oposto. No ensaio, Klein fez um ensaio intimista de Bieber, em oposição a manipulação estética e a febre de paparazzis que rolam ao redor do artista. “Eu fui puxado para mais Snaps e fotos de paparazzi de Bieber, então minha abordagem foi fazer um ensaio mais privado, que eu chamo de coleção privada” declarou Klein em entrevista ao ET. No ensaio, foi usada uma câmera Polaroid da década de 70, Klein teve o objetivo de capturar imagens cruas e reais – também conhecidas como não retocadas do jovem de 21 anos.

Steven Klein

A edição de outubro de 2015 da revista trouxe o astro pop descontraído da sua usual imagem adolescente

Britney Spears

Em 2001, Britney Spears crescia aos olhos do público: havia acabado de lançar dois discos de sucesso, ‘Baby One More Time’ e ‘Oops I Did It Again’, com vendas estrondosas. Porém, a imagem da cantora ainda era demasiada teen e ligada à estigmas como excesso de delicadeza e virgindade. Foi Steven Klein o responsável por registrar o amadurecimento de Britney frente às câmeras: o fotografo clicou todo o ensaio para o terceiro álbum dela, ‘Britney’, que continha músicas como ‘Slave 4 U’ e ‘Not a Girl Not Yet a Woman’. O ensaio mostra Britney com top, jeans de cós baixo, no auge de sua juventude e forma física.

Steven Klein

A cantora se torna uma femme fatale nas fotos do encarte e cover do seu terceiro álbum de estúdio, Britney, de 2001

Angelina Jolie e Brad Pitt

Em julho de 2005, quando Angelina Jolie e Brad Pitt ainda estavam casados e promovendo o filme ‘Mr. and Mrs. Smith’, Steven Klein fez um ensaio polêmico para a Revista W. O shoot consistia em mostrar a intimidade do casal de ouro de Hollywood, exibindo-os brigando na cama, rezando antes de um jantar, e brincando com os filhos – o clima das fotos era bastante soturno e provocativo.

Steven Klein

Série fotográfica estrelada pelo duo para a W Magazine de 2005

Lady Gaga

Steven Klein também colaborou com Lady Gaga na sua fase ‘The Fame: Monster’. O artista foi o diretor do vídeo de ‘Alejandro’, que mostrava Lady Gaga como uma freira em meio a dançarinos de saltos altos, numa estética bem freak, profana e bizarra. Amigo pessoal de Gaga, Steven Klein também dirigiu o vídeo-comercial do perfume ‘Fame’, repetindo as mesmas doses de bizarrices do vídeo do disco mais celebrado da artista.

Steven Klein

Fame, primeira fragrância cujo líquido tem a cor preta e também a primeira assinada pela cantora, foi lançado em 2012

Justin Timberlake

Figurinha carimbada do mundo da moda e das celebridades, quando Steven Klein fotografou Justin Timberlake, ele o fez em contraposto a imagem de anjo da boyband teen N’Sync: em suas fotos, Klein coloca em cena um Justin Timberlake soturno, ensanguentado, com pose de bad boy, tendo sua imagem queimada.

Steven Klein

Justin Timberlake surge ensanguentado na capa e recheio na edição Outono/Inverno da Arena Homme Plus

Rihanna

Um dos primeiros fotógrafos de alta cultura a fotografar Rihanna, Steven Klein trabalhou com a artista para a marca Dior e para a W Magazine. Em ambas as ocasiões, a cantora foi vestida como um ser pós apocalíptico, algo que sempre permanece na estética do fotógrafo.

Steven Klein

Rihanna foi imaginada como a última mulher na terra e a rainha guerreira no poder de um futuro escuro e distópico

Kanye West

Altamente conceitual e ‘patrocinado’ pela Balmain, Kanye West e Steven Klein assinaram um videoclipe-campanha para a música ‘Wolves’ do seu disco ‘The Life of Pablo’. No vídeo, em P&B, Kanye e Kim aparecem com lágrimas no rosto, assim como outros modelos, que andam por um espaço escuro.

Steven Klein

Kim Kardashian, Alessandra Ambrosio, Joan Smalls e outras tops participam do fashion film

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?