Nav icon
Exposição Mickey 90 Anos
Cult +

Exposição Mickey 90 Anos Celebra o “BDAY” do Icônico Personagem

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 19 January, 2019

A partir de janeiro, o shopping JK Iguatemi recebe a mostra interativa que conta a história do personagem mais icônico do mundo.

O Ministério da Cultura e Bradesco Seguros apresentam, de 18 de janeiro a 21 de abril, a inédita “Exposição Mickey 90 Anos”, realizada pela Orientavida em comemoração ao nonagésimo aniversário da primeira aparição de Mickey Mouse. Pela primeira vez no Brasil, o personagem mais famoso do mundo tem uma exposição exclusiva em sua homenagem. O evento acontece em São Paulo e conta com o apoio da Faber Castell e CVC.

Exposição Mickey 90 Anos

Foi numa viagem de trem entre Nova York e Los Angeles em 1928 que Disney desenhou o Mickey Mouse

Voltada para todos os públicos e idades, a exposição com mais de 840 metros quadrados celebra o legado e a história de Mickey Mouse por meio de 12 ambientes imersivos, além de uma loja. Tivemos a oportunidade, a convite da Index Assessoria, de visitar a mostra com antecedência e podemos dizer que a experiência é realmente mágica e inesquecível. Abaixo contamos algumas curiosidades sobre o espaço e o que mais nos chamou a atenção. Vem com a gente!

A magia começa em um túnel do tempo com 5 etapas, cada uma delas exibindo uma imagem em tamanho real do Mickey Mouse e mostrando a evolução dos traços do personagem através dos tempos. Tem desde a primeira versão, de 1928, até a mais recente que todo mundo conhece, criada em 2006 na série “A Casa do Mickey” e exibida nos canais Disney até os dias de hoje.

Exposição Mickey 90 Anos

Walt Disney criou suas animações do Mickey Mouse com seu fiel parceiro, o animador Ub Iweks

Seguindo a diante, entramos num ambiente réplica dos estúdios de Walt Disney e seus colaboradores desenhistas – onde tudo começou – com mesas de luz e flipbooks (bloco de páginas com desenhos em sequência de posições estáticas) para o público interagir e entender os princípios da animação. Neste ambiente podemos ver animações dos primeiros personagens que Disney criou antes mesmo do Mickey, como a série “Alice Comedies”, que inseria um ser humano dentro do universo de animação, e o curta “Sky Scrappers”, com o personagem Oswald, o Coelho Sortudo. Alias, foi em 1928, quando Disney perdeu os direitos sobre o personagem do coelho para um grande estúdio de Nova York, que ele criou um outro desenho, o Mickey Mouse.

Exposição Mickey 90 Anos

Foi num ambiente como esse que Disney criou produções famosas como o filme “Branca de Neve”

No ambiente seguinte, os visitantes encontrarão o barco de Steamboat Willie, curta-metragem que marcou a estreia de Mickey nas telas de cinema, em 18 de novembro de 1928 – marco de sua primeira aparição oficial. Além dele, o espaço é recheado com vídeos e imagens das animações seguintes, como os curtas “The Karnival Kid” (1929), no qual Mickey ganha voz e “The Band Concert” (1935), o primeiro em cores com Mickey e com a partição dos seus amigos Pateta, Donald e Pluto. As animações com Mickey como protagonista foram produzidas até 1955.

Exposição Mickey 90 Anos

“Steamboat Willie” foi o 1º curta animado da história com sincronização de áudio e vídeo

Outra grande atração da mostra é o espaço com uma representação da Câmera Multiplano (Paralax), uma revolução no mundo da animação que foi desenvolvida por Walt Disney, e que trouxe profundidade aos desenhos animados. Esse recurso é apresentado de forma lúdica ao público, para entender o funcionamento dessa inovação tecnológica na animação.

A exposição Mickey 90 Anos reserva um dos melhores momentos para o primeiro longa-metragem animado com Mickey, o multicolorido filme musical “Fantasia” (1940). Nele, o camundongo vive um aprendiz de feiticeiro desajustado e fez tanto sucesso que rendeu a Disney dois Oscars honorários pela sua contribuição inovadora no mercado de animações. Nesse ambiente é possível viver uma experiência sensorial incrível, por meio do filme transmitido em formato de caleidoscópio.

Exposição Mickey 90 Anos

Em “Fantasia”, Disney inova criando um novo sistema de voz surround nas câmeras, usado até hoje

Os visitantes também passarão pela divertida área de A Casa do Mickey Mouse, série de desenho animado do canal Disney Junior, e que na exposição Mickey 90 Anos ganha cenografia perfeita com direito a música com globo de vidro no seu interior e a tobogã na saída, igual como era usado pelos personagens da série. E pelo cenário do Clube do Mickey, primeira série de televisão com plateia, apresentadores mirins e elenco da Walt Disney Productions lançada em 1955 para divulgar de forma direta as atrações do grandioso projeto do parque temático Disneyland.

Exposição Mickey 90 Anos

Dentro da Casa do Mickey é possível interagir com o espaço e sair dela por um escorregador

No clube será possível escrever uma carta de parabéns e enviar para o personagem. Não podemos deixar de notar que a exposição Mickey 90 Anos lembrou de algumas estrelas de Hollywood que estrearam suas carreiras participando do Clube do Mickey, como a versão de 1992 do programa com Britney Spears, Christina Aguilera, Justin Timberlake e Ryan Grosling.

Exposição Mickey 90 Anos

A sede do Clube do Mickey é uma réplica da casa do gato Nip, uma tira de quadrinhos criada por Disney em 1931

O mundo das publicações do Mickey também foi lembrado, desde os primeiros gibis aos almanaques e edições especiais de número 500 e 700. Uma verdadeira volta no tempo para quem colecionava as revistinhas, comprando toda semana nas bancas de jornais, ou até mesmo aprendeu a ler com elas.

Nos demais ambientes, os visitantes terão acesso a inúmeros cenários lúdicos e interativos como, por exemplo, uma projeção do espetacular show de fogos da Disney: Happily Ever After, cenários das animações mais recentes com o Mickey, incluindo uma  de 2018 que se passa no Carnaval do Rio de Janeiro,  e photo opportunity inspirado na Main Street, avenida principal do Magic Kingdom, um dos parques do complexo Walt Disney World Resort, na Flórida.

Exposição Mickey 90 Anos

As capas dos gibis do Mickey evoluíram ao longo do tempo, diversificando o traço e o grafismo do personagem

Ao final, o visitante terá acesso a uma loja com diversas opções de produtos licenciados, incluindo diversas peças de decoração e vestuário feitas à mão pelas artesãs da Orientavida, que também estarão na loja produzindo pelúcias personalizadas para os visitantes. A venda dos produtos Orientavida terá sua renda revertida para a ONG, que tem como missão solucionar a vulnerabilidade de mulheres e famílias de baixa renda por meio de capacitação de mão de obra feminina.

Resumindo, a exposição Mickey 90 Anos desperta aquela nostalgia de ter vivido e experienciado algo da Disney na infância, principalmente com o Mickey Mouse, este ícone da cultura pop que apesar de completar 9 décadas de existência, não envelhece nunca. Portanto, aproveite e faça essa visita!

Exposição Mickey 90 Anos

No final da mostra, um telão em alta definição reproduz o show completo dos fogos Disney: Happily Ever After

Exposição Mickey 90 anos
Quando: 18 de janeiro a 21 de abril de 2019
Onde: Shopping JK Iguatemi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – São Paulo)
Ingressos: de R$17,50 (meia) a R$45 (inteira) – Podem ser comprados aqui
Horários: segunda a sexta-feira (14h às 22h), sábado (10h às 22h) e domingo (11h às 21h)

Fotos: Lu Prezia

O que você achou?