Nav icon
Cult +

Filme Ciclos Reflete a Mobilidade Urbana da Bicicleta

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 16 February, 2017

Um documentário que veio mudar o jeito que enxergamos a cidade e seus caminhos. Criado e produzido pela VICE para o Itaú, Ciclos mostra os movimentos sobre duas rodas dos moradores das metrópoles.

O curta-metragem Ciclos, que acompanha a rotina de um grupo de ciclistas em São Paulo e chegou aos cinemas no dia 26 de janeiro, em sessões gratuitas, agora pode ser assistido também na internet. O filme busca mapear as singularidades no fluxo das metrópoles e os desejos e necessidades dos habitantes que encontraram no uso da bicicleta uma maneira de mudarem as suas vidas.

What-Else-Mag-Cultura-Cinema-Documentario-Ciclos-01

Dirigido por Alexandre Charro, criado e produzido pela VICE, maior grupo de mídia global jovem do mundo, para o Itaú Unibanco, Ciclos acompanha o cotidiano de três personagens: Magrão, Carol e Lorena. Cada um com um estilo, eles têm em comum o uso da bicicleta como um agente transformador de suas vidas. Magrão mostra as dificuldades de se viver numa área da cidade sem qualquer estrutura que privilegie o uso da bicicleta como meio de transporte. Lorena, advogada e atriz, está tentando mudar seus hábitos sedentários e passar a usar a bicicleta como meio de transporte e atividade física. Já Carol, que recentemente desistiu do trabalho num escritório e mudou seu estilo de vida, enfrenta os desafios de iniciar um negócio de entrega de flores por bicicleta.

“O filme quer dar voz à intuição, às pessoas comuns que buscam uma cidade mais saudável, mais equilibrada e amistosa”, afirma o diretor. “São personagens do nosso tempo, marcados por acontecimentos e fatos presentes na vida urbana atual e retratados em suas atividades habituais ligadas à vida doméstica e profissional”.

What-Else-Mag-Cultura-Cinema-Documentario-Ciclos-02

Apoiador da causa da mobilidade urbana, com diversas ações voltadas ao estímulo do uso da bicicleta na locomoção das pessoas, como o programa de bike-sharing em diversas cidades brasileiras e também em Santiago no Chile, o Itaú expande ainda mais a sua plataforma de atuação no tema com o lançamento do documentário.

“Com Ciclos queremos convidar as pessoas a refletirem sobre a mobilidade urbana nas cidades, alcançando especialmente aquelas que não têm a bicicleta inserida no seu dia-a-dia”, afirma Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco.

Ciclos tem a intenção de gerar uma discussão mais profunda sobre mobilidade urbana e deixar de lado a romantização da bicicleta, saindo da esfera dos interesses individuais e focando em tensões sociais importantes para a mobilidade ativa, ouvindo a intuição e as pessoas comuns que buscam uma cidade mais saudável, mais equilibrada e amistosa.

Fotos: Divulgação

O que você achou?