Nav icon
Mert & Marcus
Cult +

Celebrando 25 anos do Legado Imagético De Mert & Marcus

Postado por Alisson Prando / 11 January, 2019

Dupla de fotógrafos, comemora 25 anos de carreira na indústria fashion com a publicação ‘Mert Alas and Marcus Piggot (Limited Edition)’ pela TASCHEN.

Não há nada acidental sobre a fotografia de moda imaculadamente composta de Mert Alas e Marcus Piggott, dois dos maiores expoentes da alta moda mundial. Colaborando em conjunto desde os anos 90, usando o nome Mert & Marcus, eles desenvolveram sua própria assinatura estética depois de observarem atenciosamente o trabalho de Guy Bourdin, juntamente com manipulação de ferramentas digitais.

Mert & Marcus

Editorial “What Lies Beneath” para edição Outono/Inverno 2011 da Love Magazine

Mert Alaş, nascido na Turquia, e Marcus Piggott, nascido no País de Gales, se conheceram na Inglaterra em 1994, depois de terem trabalhado por um breve período em diferentes áreas, Alaş em música clássica e Piggott em design gráfico. Piggott era um fotógrafo assistente e Alas era um designer de fotos de moda. Depois de trabalharem juntos no ramo da fotografia, decidiram criar uma equipe. Quando eles mostraram suas primeiras fotos para Dazed and Confused, a revista de moda de Londres, eles imediatamente fizeram a capa, em 1997.

Mert & Marcus

Editorial “Lee Portest Du Paradis” para edição Primavera/Verão 2014 da Vogue Hommes International

A equipe agora trabalha para revistas como a Vogue USA, a Vogue Paris, a Vogue Italia, a Interview Magazine, a The Love Magazine, a W Magazine, a Pop Magazine, a Numéro, a VMAN, a HERO Magazine e a bíblia da moda masculina Arena Homme Plus. Alguns de seus principais clientes são marcas de moda como Dior, Louis Vuitton, Missoni, Giorgio Armani, Roberto Cavalli, Fendi, Kenzo e Miu Miu e recentemente fizeram a campanha de Primavera e Verão da Dsquared2. Eles também criaram imagens icônicas para casas de perfumes como Gucci, Yves St Laurent, Givenchy e Lancôme.

Mert & Marcus

Campanha Primavera/Verão 2016 da Dsquared2

As fotografias de Mert & Marcus ganharam verdadeiro status de obras de arte, prova disso é o novo coffle table book lançado em colaboração a Giovanni Bianco, diretor criativo da Vogue Itália, vendido pela bagatela de €500 (edição limitada): um verdadeiro espiral de imagens, são mais de 300, em 400 páginas, duas décadas de trabalho que passam por ícones como Madonna, Kate Moss, Gisele Bündchen Adriana Lima, Lady Gaga, Julia Roberts, Rihanna, Shakira, Jennifer Lopez, Linda Evangelista, Björk, Gigi Hadid, Lindsay Lohan e Scarlett Johansson.

Mert & Marcus

Capa e contracapa do livro “Mert Alas e Marcus Piggott” com Kate Moss (Love Magazine – 2009)

Segundo Mert, sempre que fotografam homens, é por vulnerabilidade que eles estão buscando: “Gostamos de procurar força e um poder sobrenatural na mulher, e uma vulnerabilidade escondida dentro do corpo esculpido do homem. Esses personagens parecem ser de nossos sonhos e, talvez, de nossas fantasias”.

“Muitas dessas imagens têm um lugar especial para nós, lembranças especiais e momentos no tempo, enquanto fazíamos nossas vozes ouvidas nos mundos da arte e da moda”, diz Alas. “Mas foi difícil escolher as imagens para incluir – mais de 20 anos de trabalho e milhares de fotos, Deus, foi difícil. As imagens que amamos e aquelas que têm muito valor emocional para nós, entraram no livro”.

“Por trás de cada shoot há uma história”, diz Piggott. “Tivemos a sorte de ter trabalhado com tantos personagens talentosos, divertidos e coloridos.” Eles incluem Madonna posando com uma cobra, Moss segurando um cigarro com os dedos dos pés, Kardashian subindo em uma árvore e Jamie Dornan tocando gaita – ao natural (foto capa).

Mert & Marcus

Editorial “Era Solo Un Bacio” para edição Setembro 2017 da Vogue Italia

Mert & Marcus já foram namorados, conheceram-se em uma festa em Londres, e desde que perceberam quanto tinham em comum, firmaram uma parceria estético-afetivo que inclusive chamou a atenção de Madonna – é possível apontar que os dois entraram no radar mainstream da cultura POP depois de terem dirigido “Girl Gone Wild” em 2012. Mas nem sempre a dupla teve a agenda esgotada como hoje, no inicio da carreira, ambos tiveram de implorar por polaróides e horas grátis em estúdios de fotografia.

Mert & Marcus

Campanha Outuno/Inverno 201o da Dsquared2

Sem medo de provocação, o portfólio de Mert & Marcus apresenta incontáveis nus e nudez, que, talvez ironicamente, é central para a interpretação da alta costura. Eles descrevem o nu como uma combinação sedutora de “desejo e forma humana”, iluminando sua importância tanto para sua obra, quanto para a forma da fotografia de moda.

Com quase 25 anos de carreira, os fotógrafos Mert Alas e Marcus Piggott foram homenageados, em dezembro de 2018, com o Isabella Blow Award for Fashion Creator durante a cerimônia dos Fashion Awards, em Londres. O duo seguiu os passos de outros nomes que já receberam o troféu como o Editor-chefe da Vogue Britânica Edward Enninful, a requisitada maquiadora britânica Pat McGrath e a professora britânica de design de moda, que teve Alexander McQueen como aluno, Louise Wilson.

“Estamos entusiasmados em apresentar o Isabella Blow Award for Fashion Creator para Mert & Marcus e reconhecê-los por sua notável contribuição para a indústria global da moda. Mert & Marcus têm uma maneira única de retratar o glamour, juventude e fantasia, tornando-os uma das forças da nossa indústria. Estamos ansiosos para comemorar com eles, seus clientes e amigos em Londres em dezembro”, comentou Caroline Rush, chefe executiva do BFC, sobre a decisão de celebrar a ilustre carreira de Mert & Marcus.

Mert & Marcus

Editorial “Party Like It’s 1989” para edição Agosto 2015 da W Magazine

Para 2019, a dupla de fotógrafos está dando um novo passo na carreira, dessa vez usando seu talento criativo como designers de moda. Isso mesmo! Mert & Marcus desligaram as câmeras para colaborar os estilistas da Dsquared2, os irmãos Dean e Dan Caten, em uma coleção cápsula de roupas que será lançada em fevereiro deste ano.

Apelidada de “Mert & Marcus 1994 x Dsquared2”, a coleção terá como foco as peças masculinas e femininas inspiradas nos anos 90. Ela vai incluir macacões, jaquetas, tops, moletons e vestidos, tudo em uma paleta de cores vibrantes reminiscentes de estilos streetwear artísticos vistos em Berlim durante a época. Fotografias dos arquivos da dupla também serão mostradas nas roupas. Se depender da legião de fãs e clientes que eles possuem, já podemos considerar o lançamento um sucesso. Veremos!

Mert & Marcus

Coleção Cápsula “Mert & Marcus 1994 x Dsquared2” clicada pela dupla

Curtiu? Conheça também o trabalho de outras lendas da fotografia de moda como o provocador Steven Meisel, o surrealista David LaChapelle, o ícone da cultura pop Steven Klein, o experimental Nick Knight e o fotógrafo das estrelas Mario Testino

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?