Nav icon
denim
Manual

Um Olhar Panorâmico Sobre a Vasta Terminologia Denim na Moda

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 23 March, 2018

Forte, resistente e com longa durabilidade. Seja desbotado ou índigo, o denim está em todas as partes marcando presença. Conheça 6 modelos populares no guarda-roupa masculino.

Como muitos de nossos leitores concordarão, o denim é um dos tecidos mais importantes do século 21 – não apenas para os #jeansfreaks, mas para todos. Um símbolo de autenticidade cultural, o denim é amplamente reconhecido como um dos tecidos mais universais e democráticos do mundo. Já foi dito que, a qualquer momento, aproximadamente 50% da população mundial estará usando um par de jeans.

denim

A cultura streetwear internacional gerou um novo movimento de apreciação do jeans, com direito a praticamente uma língua tribal própria que descreve bem os detalhes do uniforme mais versátil que temos no guarda-roupa. Explorando os diferentes modelos que vemos nas lojas e nas ruas, preparamos um guia de termos e dicas de styling com tudo o que você precisa saber para ser um #denimhead.

SELVEDGE

denim

Como um bom vinho ou uísque, esta é a calça que melhora com o envelhecimento e constante uso. Feita para durar, é mais complexa de fabricar, além da qualidade ser superior das demais. Talvez você nunca tenha percebido se for um usuário de jeans convencional, mas quem realmente dá nome aos bois quando escolhe uma calça faz questão de saber o tipo de costura e acabamento que diferencia o tipo selvegde. De apelo sentimental, ela é um revival do modo de produção típico até os anos 50, possuindo uma costura colorida aparente na bainha virada e o tecido tem uma aresta limpa, que não se desgasta. Sim, vale o investimento de procurar e comprar uma com preço superior às tradicionais!

RAW

denim

Tem quem ache esse tipo de denim desconfortável, no entanto ele ainda figura entre os mais aficionados por jeanswear. Basicamente, o modelo não é lavado, de modo a preservar a rigidez, a cor e a sensação de primeiro desgaste com o uso. O desbotado aparece naturalmente de acordo com o tipo de corpo e como você usa, o que você carrega nos bolsos e com que frequência costuma lavar a peça. Com o tempo, o aspecto bruto vai perdendo o excesso de tinta e criando áreas de stress descoloridas. Não existe maneira mais original de personalizar naturalmente seu próprio jeans, só não vale deixar ele sujar tempo suficiente até surgir odor, por favor!

DESTROYED

denim

Rasgado, detonado, desfiado; existem varias maneiras de se referir ao denim que passou horas num processo de reviver os dias de glória do punk nos anos 80, por ralar e branquear as peças de brim no banho ou na pedra – era a febre do jeans stone washed. Com a tecnologia atual, as coisas ficaram mais simples e cômodas, refletindo o caráter urbano da nossa geração. A descontração define o estilo das peças detonadas, que passam por tratamentos e construções diversas a fim de atingir o mood certo dos seus usuários, com apelo rock’n’roll.

PATCHWORK

denim

Essa é a tendência em denim mais queridinha do momento pela galera rato de street style. Em tradução livre, são remendos de tecidos costurados criando uma nova roupa. Sabe a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo? Então, é a roupa com cara de caipira dela. Dessa vez, feita com diferentes cores, lavagens e tipos de denim. Com sorte e um pouco de paciência é possível encontrar modelos bonitos com preço acessível nas lojas de fast fashion. E sabe o que é melhor que uma calça patchwork? Uma jaqueta patchwork. #ficaadica

GIRLFRIEND

denim

Existe tanta polêmica sobre isso que as vezes temos preguiça da internet. Mas ter informação é o segredo do sucesso e aqui nenhum leitor fica desamparado. Então vamos ao jeans que foi chamado pela Levi’s de ex-girlfriend, depois perdeu esse “ex” na boca do povo e agora resumimos como: calça super skinny. A modelagem é seca e justa, confeccionada com strech e afunilada na barra. Não é um modelo democrático pra quem está acima do peso ou não cresceu tanto assim. A melhor solução é investir na calça com cavalo baixo, cintura no lugar e peças amplas de sobreposição. Se apertou embaixo, logo deve ficar largo e solto em cima.

BIKER

denim

É a peça sonho de consumo pra muito homem. Recentemente, a calça motorcycle vive um apogeu nas coleções masculinas (Balmain com a melhor opção) e tem conquistado o devido espaço no varejo de pegada rocker glam. Sua característica mais marcante são as nervuras na altura do joelho e a modelagem skinny, caindo sobre o corpo como uma luva. A opção em couro é a mais tradicional, fazendo o combo rebelde sem causa com a jaqueta perfecto. Se você já cansou dessa mesma proposta preto no branco roqueiro, o denim é a salvação, com seu toque macio e casualidade nos tipos de recortes, lavagens, zíperes e até extra bolsos.

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?