Nav icon
HP Lovecraft
Cult +

O terror cósmico do mestre literário HP Lovecraft

Postado por Alisson Prando / 24 January, 2018

Expoente da literatura norte-americana, HP Lovecraft permanece no imaginário popular influenciando artes como cinema, games, animação e até música.

HP Lovecraft é definitivamente o grande Mestre do Terror no Século 20. Para se ter ideia, o autor influenciou personas como o cineasta Guillermo Del Toro, o escritor argentino Jorge Luís Borges, a banda Metallica e também o famoso Stephen King, que em suas próprias palavras pensa que Lovecraft “permanece insuperável como o maior expoente do horror clássico”.

Lovecraft − o criador do personagem icônico Cthulhu −, além de manter, geração após geração, uma legião de leitores em todo o mundo, conseguiu o feito raro de ter um trânsito cada vez maior da literatura para a cultura de massa contemporânea. Ele é um nome adorado na cultura pop, e uma influência sobre todo mundo.

HP Lovecraft

Sua estética flerta com o universo do horror e da ficção científica: seres de outros mundos, cultos a entidades bizarras, tramas cheias de reviravoltas, horror psicológico e muitos sustos. Supervisuais, suas narrativas impactaram em cheio o universo de artistas de cinematografias muito diversas.

Em vida, o escritor não gozou de sucesso de crítica ou vendas, e para sobreviver, fazia trabalhos como revisor e ghost-writing. Suas histórias, aquelas pelas quais ele realmente era apaixonado, encontravam vida em cartas que ele enviava a seus amigos e newsletters analógicos. Lovecraft morreu em 1937, dois amigos e correspondentes criaram uma editora para publicar a obra de Lovecraft, a editora Arkham House.

LOVECRAFT NA LITERATURA

No Brasil, a Editora Hedra tem alguns contos famosos de Lovecraft publicados, nós selecionamos alguns dos melhores contos que servem como uma introdução a esse escritor tão revolucionário.

A cor que caiu do espaço

Editora Hedra
Tradução: Guilherme da Silva Braga

HP Lovecraft

Um vilarejo a oeste de Arkham vê-se em perigo quando um meteoro cai na propriedade de um fazendeiro local e traz consigo uma estranha aberração cromática que afeta a flora e a fauna da região – e cria o cinzento e estéril “descampado maldito”, onde nada cresce. O apêndice do volume é composto por “Notas sobre uma não entidade”, o mais longo relato autobiográfico escrito por Lovecraft, “A confissão de um cético”, breve ensaio em que o autor traça a evolução dos próprios interesses religiosos, científicos e filosóficos ao longo da vida, e “Notas sobre ficção interplanetária”, artigo em que defende as possibilidades artísticas da ficção científica ataca os clichês deste gênero.

O chamado de Cthulhu

Editora Hedra
Tradução: Guilherme da Silva Braga

HP Lovecraft

O conto que dá nome à coletânea é um dos grandes clássicos do horror do século XX. O livro reúne ainda outros seis textos, escritos ao longo da vida do autor, desde sua estreia literária com “Dagon” até pouco antes de sua morte. Contém o inédito “A música de Erich Zann”, considerado pelo próprio Lovecraft um de seus melhores escritos. No apêndice, o leitor encontrará ainda uma carta do escritor ao amigo R. Michael, em que fala sobre sua personalidade e sua vida, e um artigo em que discute o método que empregava na criação de seus contos.

Os melhores contos de HP Lovecraft

Editora Hedra
Tradução: Guilherme da Silva Braga

HP Lovecraft

Os melhores contos de H.P. Lovecraft reúne, pela primeira vez em português, todos os maiores clássicos do grande mestre da literatura de horror em um volume − incluindo “O chamado de Cthulhu”, “Nas montanhas da loucura”, “A cor que caiu do espaço”, “A sombra de Innsmouth” , “Um sussurro nas trevas”, “A sombra vinda do tempo”, O horror de Dunwich” e “O caso de Charles Dexter Ward”, entre outras obras-primas do gênero.

Um sussurro nas Trevas

Editora Hedra
Tradução: Guilherme da Silva Braga

HP Lovecraft

A história se desenrola em torno dos acontecimentos ocorridos após as grandes enchentes de Vermont em 1927. O acadêmico Albert N. Wilmarth, ao ouvir histórias sobre cadáveres de animais desconhecidos boiando nas águas, tenta vincular os relatos às crenças populares da região. O assunto ganha os jornais e com isso surge Henry Wentworth Akeley, um folclorista de Vermont que acredita na existência de cultos secretos e criaturas inumanas nas colinas do estado e logo percebe estar diante de coisas muito mais poderosas do que poderia imaginar. O apêndice traz o texto inédito “Vermont, uma primeira impressão”, um poético relato da viagem que influenciou de maneira decisiva a escritura dessa novela.

A busca onírica por Kadath

Editora Hedra
Tradução: Guilherme da Silva Braga

HP Lovecraft

A busca onírica por Kadath pertence ao Ciclo dos Sonhos e é protagonizada por Randolph Carter, o alter ego de Lovecraft. Depois de sonhar com uma fabulosa cidade ao pôr do sol e de acordar sem ter contemplado a grandeza do maravilhoso panorama criado por sua fantasia, Carter pede a permissão dos deuses da terra para visitar a cidade. Para cumprir a jornada, ele mergulha no mundo dos sonhos e empreende uma jornada repleta de perigos em busca de Kadath.

LOVECRAFT NO CINEMA

Se você ficou curioso para conhecer mais sobre Lovecraft, o Centro Cultural de São Paulo – CCSP, criou uma mostra de cinema do dia 24 de janeiro até dia 31 de janeiro só com filmes inspirados na obra de um dos escritores mais importantes do século passado:

Do Além

De Stuart Gordon
(From Beyond, EUA, 1986, 86min)

HP Lovecraft

Com Jeffrey Combs, Barabra Crampton e Ted Sorel, conta sobre um grupo de cientistas que desenvolve uma máquina que permite a capacidade de percepção de coisas que normalmente não são vistas.

A Hora dos Mortos Vivos

De Stuart Gordon
(Re-Animator, EUA, 1985, 104min)

HP Lovecraft

Com Jeffrey Combs, Bruce Abbott e Barbara Crampton, fala sobre um dedicado estudante de medicina e sua namorada que se envolvem em uma série de experimentos bizarros quando um estranho aluno chega ao campus.

Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio

De Sam Raimi
(The Evil Dead, EUA, 1981, 85min)

HP Lovecraft

Com Bruce Campbell, Elen Sandweiss e Richard DeManincor, conta sobre cinco amigos que se alojam em uma cabana onde liberam forças demoníacas desconhecidas.

À Beira da Loucura

De John Carpenter
(In the Mouth of Madness, EUA, 1994, 95min)

HP Lovecraft

Com Sam Neill, Jürgen Prochnow e Julie Carmen, conta a história de um investigador de uma companhia de seguro que descobre o poder sobre o qual os livros têm sobre os fãs, que vão muito além da realidade.

Lovecraft: Medo do Desconhecido

De Frank H. Woodward
(Lovecraft: Fear of the Unknown, EUA, 2008, 90min)

HP Lovecraft

Com Guillermo del Toro, Neil Gaiman e John Carpenter, a biografia da vida de Lovecraft é contada por aqueles que se inspiraram em suas obras.

Círculo de Fogo

De Guillermo del Toro
(Pacific Rim, EUA, 2013, 131min)

HP Lovecraft

Com Idris Elba, Charlie Hunnam e Rinko Kikuchi, quando legiões de monstruosas criaturas alienígenas começam a brotar do fundo do oceano, tem início uma guerra mortal. Para combatê-los, os humanos desenvolveram incríveis armas, robôs gigantescos chamados Jaegers.

O Castelo Assombrado

De Roger Corman
(The Haunted Palace, EUA, 1963, 87min)

HP Lovecraft

Com Vincent Price, Debra Paget e Lon Chaney Jr., fala sobre Charles Dexter que visita uma antiga vila para tomar posse de uma casa que herdou de seu ancestral que morreu a mais de 100 anos.

Hellraiser – Renascido do Inferno

De Clive Barker
(Hellraiser, EUA, 1987, 94min)

HP Lovecraft

Com Andrew Robinson, Clare Higgins e Ashley Laurence, conta sobre uma mulher encontra com o zumbi de seu amante morto. Ela deve ajudá-lo a escapar dos demônios que o cativavam no submundo.

O Enigma de Outro Mundo

De John Carpenter
(The Thing, EUA, 1982, 109min)

HP Lovecraft

Com Kurt Russel, Wilford Brimley e Keith David, fala de uma base de pesquisa americana recebe a presença de uma força alienígena capaz de tomar forma de qualquer ser vivo. Cabe aos pesquisadores sobreviver e descobrir quem é quem de verdade.

Alien: O Oitavo Passageiro

De Ridley Scott
(Alien, EUA, 1979, 117min)

HP Lovecraft
Com Sigourney Weaver, Tom Skerritt e John Hurt, é a história de uma nave comercial Nostromus que recebe um chamado de emergência em um planeta desconhecido. Após buscar por sobreviventes a tripulação percebe que uma criatura se juntou a eles.

Príncipe das Sombras

De John Carpenter
(Prince of Darkness, EUA, 1987, 103min)

HP Lovecraft
Com Donald Pleasence, Jameson Parker e Victor Wong, fala sobre o professor Howard Brick e diversos cientistas e estudantes que são convocados pelo padre Loomis para investigar um misterioso recipiente contendo um líquido verde que está em uma igreja abandonada há séculos. O que acontece é que quando as pessoas entram em contato com o líquido, elas se transformam em malignos zumbis. Os membros que ainda são humanos descobrem que ali está a essência de Satanás, e que isso abre o caminho para o Anticristo. A partir daí todos tem que lutar contra o terror e proteger o mundo de algo que estava adormecido há milhares de anos.

Lovecraft – Medo do Desconhecido
De 24 de janeiro a 31 de janeiro, informações e horários de exibições aqui
Sala Lima Barreto (99 lugares) – CCSP – Centro Cultural de São Paulo
A classificação de todos os filmes é de 16 anos.
Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, estação de metrô Vergueiro.
R$2,00 – a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?