Nav icon
What-Else-Mag-Cultura-Livro-Bodyboard-Art-Cover
Cult +

Livro Bodyboard Art dedica 104 imagens ao universo do surf

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 8 September, 2016

Chega às prateleiras o livro do surfista e jornalista Elmo Ramos, uma obra que reune fotos de tirar o fôlego dos fotógrafos e artistas mais feras da atualidade quando o assunto é mar e ondas altas.

Realização de um sonho de cinco anos, o livro Bodyboard Art é o mais novo projeto fora do mar do surfista brasileiro Elmo Ramos. Trata-se do primeiro livro ilustrado somente com imagens artísticas inéditas do mundo do surf e do bodyboard, compiladas durante os mais de vinte anos de edição da revista temática “Ride It!”. Apesar de comum no exterior, esta é a primeira publicação do tipo no Brasil.

Elmo contou com a ajuda de Paula Souza, uma designer de livros especializada do Rio, no criteriosa processo de seleção entre as mais de mil fotografias analisadas. Também participou do projeto Rick Werneck, um dos pioneiros da foto aquática do Brasil, que assina o prefácio da obra, apresentando a arte como forma e meio de expressão.

O livro é um prato cheio para os praticantes e admiradores desse esporte (que por sinal virou modalidade Olímpica a partir da Tokyo 2020), onde poderão embarcar em uma viagem aquática entre pranchas e nadadeiras com suas formas e cores, tons verdes azulados dos oceanos e a magia da natureza. Com participação de 44 fotógrafos – a maior parte deles brasileiros – Bodyboard Art possui 128 páginas, 104 fotos inéditas dos melhores fotógrafos especializados em surf da atualidade, bem como, imagens de artistas plásticos que giram em torno do tema.

A publicação é dedicada à memória de Alexandre de Pontes (1968 – 1993), mentor e padrinho de Elmo no surf, além de um dos mais importantes atletas que o país já teve. As imagens mostram momentos únicos, entre ondas vazias que interpretam brilhantemente a beleza e a força da natureza, e as manobras registradas junto aos bodyboarders.

O que você achou?