Nav icon
livros moda masculina
Cult +

10 livros bons de moda masculina para ler e começar sua coleção

Postado por Alisson Prando / 22 June, 2017

A What Else Mag selecionou 10 publicações voltadas para moda masculina para quem deseja entender os processos culturais da moda, sua liberdade criativa, bem como se inspirar com imagens icônicas de importantes fotógrafos do ramo.

Moda cada vez mais tem se tornado pauta para qualquer homem que queira ter sucesso e se destacar. Ainda que a maioria dos livros de moda nas prateleiras estejam voltados às mulheres, a moda masculina representa um campo extremamente rico de pesquisa, que mostra não só as roupas, mas a economia, comportamento e cultura de um determinado período.

Passando por biografias de ícones como Tommy Hilfiger e Alexandre Herchcovitch, até livros que se debruçam na história do cinema para entender a moda masculina, nós selecionamos 10 livros que são importantes na coleção de qualquer homem do século 21.

O herói desmascarado: a imagem do homem na moda

Mario Queiroz

livros moda masculina

Um dos nomes mais célebres da moda brasileira, Mario Queiroz atua como estilista, consultor e pesquisador de moda. ‘O Herói Desmascarado: a imagem do homem na moda’ é sua tese de mestrado e apresenta uma análise da imagem masculina no final do século 20 e início do século 21. Mario usa como objeto de estudo a revista Arena Hommes Plus, uma das poucas especializadas em moda masculina.

Fashionisto: a century of style icons

Simone Werle

livros moda masculina

Simone Werle perpassa por vários ícones de estilo masculinos para definir o que o século 20 representou na moda masculina: de Che Guevara à George Clooney, de James Dean à Boy George, a escritora apresenta um layout poderoso, junto à uma escrita engraçada, informativa e fascinante.

Guia Prático dos Tecidos

Maria Helena Daniel

livros moda masculina

Escrito para atender às curiosidades técnicas tanto de profissionais da moda, quanto para consumidores em geral, o ‘Guia Prático dos Tecidos’ de Maria Helena Daniel cumpre o que promete, dando dicas preciosas sobre tecidos brasileiros e importados: você vai saber sobre caimento, qualidade, quais os efeitos que o tecido pode proporcionar, em que ocasiões usar determinados tecidos e mais.

Heaven to Hell: David Lachapelle

David Lachapelle

livros moda masculina

Um dos mais célebres fotógrafos do século 20 é David Lachapelle, que também atua como diretor de arte e vídeo. Lachapelle já fotografou basicamente todas as celebridades norte-americanas imagináveis: Madonna, Lady Gaga, Elton John, Michael Jackson, Sarah Jessica Parker, Pamela Anderson e Amanda Lepore, sua musa inspiradora. Bebendo na fonte da indústria cultural pop, ‘Heaven to Hell’ mostra uma compilação de fotografias coloridas, provocativas e ousadas de Lachapelle que foram exibidas em museus e galerias ao redor do mundo.

Sir

Mario Testino

livros moda masculina

Publicado em 2016, ‘Sir’ de Mario Testino é uma verdadeira busca celebrativa do fotógrafo pela imagem e representação masculina nos anos mais recentes. Com mais de 300 imagens clicadas pelo Peruano, o livro contém imagens icônicas de Brad Pitt, Jude Law, David Bowie, Mick Jagger, entre outros, que representam como o estilo masculino vem se transformando.

1:1 Alexandre Herchcovitch

Alexandre Herchcovitch

livros moda masculina

Desde a chegada de Alexandre Herchcovitch na moda brasileira, nossa visão em relação à vestimenta mudou. ‘1:1 Alexandre Herchcovitch’ traz entrevistas exclusivas com o ilustre estilista, junto a textos de Fernanda Yong e Álvaro Machado, além de um ensaio fotográfico inédito clicado por Bob Wolfenson. O livro se faz primordial àquele que quer entender mais sobre o mercado, a confecção e a imagem de moda nos últimos 20 anos no Brasil.

American Dreamer

Tommy Hilfiger e Peter Knobler

livros moda masculina

Poucos designers de moda chegaram tão longe quanto Tommy Hilfiger. Para além de sua passagem pelo mundo fashion e  a estética preppy, ‘American Dreamer’ é uma autobiografia, escrita em parceria com Peter Knobler, que perpassa sua vida familiar, amigos, influência e carreira. O livro oferece um panorama completo desde o início do trabalho de Tommy até os dias atuais de um dos estilistas norte-americanos mais bem-sucedidos do mundo.

Ícones da Moda Masculina

Josh Sims

livros moda masculina

Escrito e organizado por Josh Sims, ‘Icons of Men’s Style’ mergulha em roupas que são clássicas e que qualquer homem deveria ter, como a jaqueta biker de Marlon Brando, os ternos de alfaiataria de James Bond, ou o suéter de mangas cortadas de Steve McQueen. São mais de 200 páginas, onde o autor conta a história, origem e significado de figurinos que foram base histórica do guarda-roupas masculino. Item obrigatório na coleção de stylits, figurinistas e profissionais de moda.

O Gentleman

Bernhard Roetzel

livros moda masculina

Bernhard Roetzel foi formado originalmente em Design, mas ganhou destaque como publicitário e roteirista. No livro ‘O Gentleman’, o escritor apresenta dicas de como se apresentar como um verdadeiro gentleman, ou cavalheiro em bom português. Verdade que as dicas de Berhhard não serão acessíveis a muitos homens, mas ele apresenta desde cortes de cabelo e barbear, até que tipo de carteira e meias usar, e que ternos caem bem para cada ocasião. Leitura destinada a quem quer tornar-se expert em estilo e elegância.

Manual de Estilo

Vários Autores

livros moda masculina

A Revista Esquire ofereceu por 75 anos aos seus leitores as mais diversas dicas sobre comportamento e moda masculina. Em ‘Manual de Estilo’, a revista reúne textos importantes que são atemporais e ainda ditam as regras para se sair bem quando o assunto é moda e etiqueta. O livro ainda funciona como uma fonte histórica de peças de roupas como sapatos, gravatas e ternos, e apesar de não ser exatamente um guia para os homens brasileiros, é válido para saber como homens de países europeus se comportam e se vestem, e até mesmo se sair bem em situações fora do país.

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?