Nav icon
What-Else-Mag-Lifestyle-Lugares-Mercado-Buenos-Artes-Cover
Lifestyle

Praça Villaboim recebe a 29ª Edição do Mercado Buenos Artes

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 4 August, 2017

O evento periódico torna-se itinerante após longa residência no Parque Buenos Aires e primeira parada acontece na Praça Villaboim, em Higienópolis, no próximo dia 5 de agosto, sob curadoria de Mari Pini, com muita festividade, cultura e economia criativa.

Com proposta itinerante e de valorizar os espaços livres públicos, o Mercado Buenos Artes volta à agenda da cidade com intuito de acontecer a cada 15 dias em diferentes regiões da capital paulistana. A primeira edição fora do Parque Buenos Aires – espaço que deu vida ao evento através de Mari Pini, realizadora cultural e pesquisadora do design público – acontece na Praça Villaboim, em Higienópolis.

Mercado Buenos Artes

Praça Villaboim

“Buscando novos desafios, estamos nos transferindo para outras praças e adquirindo um caráter itinerante. Selecionamos a Praça Villaboim como um espaço de interesse a ser fomentado, pois é um espaço charmoso, com um comércio local, onde podemos continuar mantendo a mesma ‘freguesia’ do MBA, a comunidade de Higienópolis que nos apoia”, ressalta Mari Pini.

Incentivar o design brasileiro, o feito a mão, estimular o consumo responsável e a compra de pequenos produtores são premissas que fizeram surgir o Mercado Buenos Artes. O resultado é uma seleção de marcas que apresentam suas criações em produtos de moda, beleza, decoração, gastronomiabem-estar e papelaria.

Mercado Buenos Artes

Produtos Ogura

A algumas quadras do endereço anterior, a edição na Villaboim trará dois shows e reunirá cerca de 70 expositores dentre jovens designers, pequenos produtores e artistas, propondo ainda a interação entre moradores e turistas através de oficinas e atividades culturais.

“As feiras e mercado são importantes para a cidade. Além de trabalhar o empreendedorismo dos designers e artesãos, potencializa a economia em rede, estreita o contato com clientes e valoriza os espaços públicos”, afirma Mari Pini, curadora do MBA.

Os segmentos de moda e acessórios estão representados pelas etiquetas femininas M3P Itinerante, Mr. Green, Casa Cléo Ateliê, Salt & Peppers, os acessórios repletos de design sustentável das marcas Stefano Leggieri e Piracaianas. O universo infantil conta com criações lúdicas dedicadas aos pequenos das marcas Brincar de Crochê e Livremente Kids, ambas com uma premissa em comum: criar peças feitas para brincar e acompanhar toda a infância.

Mercado Buenos Artes

Produtos M3P

Fazem parte do mercado marcas e negócios que se utilizam de estamparia e tingimentos naturais, peças de produção artesanal, utilização de algodão orgânico e fibras naturais, produtos criados a partir de garimpo de peças, reuso de materiais de descarte e adoção do upcycling, a maioria produzida a partir do fazer manual. Integram também produtos de bem estar  cuidados pessoais como a saboaria Sabom do Bom com seus cosméticos naturais e veganos.

Mercado Buenos Artes

Produto Sabomdo Bom

Para os amantes da comida de rua um cardápio variado é apresentado a cada edição. Um espaço gastronômico será armado no playground da praça com pequenos produtores que oferecerão seus alimentos e bebidas para serem levados para casa, de nomes como Piracaia Integral, Boli Brownie, Trem bom de Minas, Apiário Lenk e Fora da Lei.

Mercado Buenos Artes

Produtos Fora da Lei

Sempre gratuito, a cada edição artistas se apresentam com pocket shows com intuito de criar ambientação, celebração do convívio social e da ocupação criativa do espaço público.

Outra novidade para o evento é o apoio e parceria do CMK – Centro de Apoio a Criança com Câncer Marta Kuboiama, instituição referência no apoio à criança e jovens adolescentes carentes com câncer, que contará com uma tenda na feira para divulgar suas ações e receber doações.

Mercado Buenos Artes

Produtos Brincar de Crochê e Produtos Boli Brownie

E a edição seguinte já tem calendário definido. Anote na agenda: a 30ª edição do Mercado Buenos Artes itinerante acontecerá no dia 26 de agosto na Virada Sustentável, na Vila Madalena.

SERVIÇO
29º edição do Mercado Buenos Artes – Praça Villaboim
05 de agosto, das 10h às 18 horas
Praça Vilaboim, s/nº – Higienópolis

Fotos: Divulgação

O que você achou?