Nav icon
Michele Wharton
Manual

Michele Wharton lança linha de bolsas e acessórios artesanais

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 23 February, 2018

Inspiradas na cultura panamenha, peças da marca valorizam a tradição e a exclusividade das Molas feitas pelas mulheres indígenas na região Kuna Yala do Panamá.

Negra, latina e brasileira. Esta é a herança e as tradições culturais que Michele Wharton carrega para sua marca homônima, a Michele Wharton Design, que apresenta linha inédita de bolsas, pochetes e jaquetas. Cheias de alma e feitas de forma completamente artesanal e limitada, as peças valorizam a ascendência panamenha de sua criadora, que trouxe do país as tradicionais Molas de tecido que decoram cada uma das peças, com a valorização do patrimônio cultural feito pelas mulheres indígenas da região Kuna Yala do Panamá. Toda a produção de Michele é repleta de cor, autenticidade e significado:

“Cada Mola é única e carrega muita ancestralidade. É uma sociedade matriarcal e o conhecimento de como fazer passa de mãe para filha”, conta.

Michele Wharton

Modelo veste jaqueta jeans com mola panamenha de Michele Wharton

Michele diz que sempre se encantou pela beleza deste trabalho artesanal que, quanto mais camadas de tecido recebe, mais sofisticado é.

“Meus pais são panamenhos e, apresar de crescer no Brasil, carrego essa conexão muito forte com a minha ascendência e com a minha família lá. É um universo requintado e muito rico em referências. Criei a minha linha para difundir esta propriedade cultural”, diz.

Assim, a designer combina em suas peças a tradição das Molas panamenhas com inspiração que vem do R&B e do streetwear e passa pela moda dos anos 70 e 80.

“Tenho essa lembrança muito viva do armário da minha mãe, cheio de cores e de modelagens interessantes e muito requintadas”, diz.

Michele Wharton

Moletom estampado da nova coleção de Michele Wharton

Dessa mistura de referências nascem peças únicas, que misturam cores, tecidos como jeans, sarja e couro e combinam ainda novidade e tradição com o acabamento premium e cuidadoso da produção artesanal, feita na Brasil por uma cadeia de costureiras desenvolvida por Michele.

Pelo processo criativo e desenvolvimento tão artesanal, as peças são limitadas e completamente exclusivas, respeitando o tempo que o trabalho feito à mão exige. Com a coleção, Michele realiza o desejo de difundir a tradição do Panamá pelo mundo, espalhar sua raiz cultural latina a brasileira.

Michele Wharton

Modelos de agasalhos com mola panamenha da nova coleção de Michele Wharton

Além de vender no Brasil em seu ateliê e por meio de parcerias com algumas lojas, as bolsas, pochetes e jaquetas da marca vão ganhar o mercado internacional nos próximos meses com a venda em países como Estados Unidos, em Nova York, e na Austrália. Pela forte vocação cultural, o trabalho conta com o apoio do Consulado Geral do Panamá no Brasil.

DO HOMEWEAR PARA O READY-TO-WEAR

Com a nova linha de produtos, a Michele Wharton Design dá continuidade ao trabalho que começou em 2015 com a produção de almofadas adornadas com as Molas artesanais panamenhas.

“Sou arquiteta e trabalho com isso há 15 anos, mas tenho muita inspiração e vontade de fazer. Um prédio demora até ser construído. Queria investir em algo que tivesse um tempo menor para ficar pronto.”

Para dar vazão ao desejo criativo, Michele desenvolveu a sua primeira coleção de almofadas: 50 peças completamente exclusivas com combinavam o couro às cores e molas selecionadas por ela e trazidas do Panamá.

A novidade chegou ao mercado de forma totalmente independente, com vendas esgotadas. Diante do bom resultado, a designer seguiu com o desenvolvimento de novas almofadas e percebeu que poderia usar a mesma inspiração e o forte desejo de criar para fazer outras peças.

“Sempre tive uma ligação muito forte com a moda e estudei o assunto por hobby. Um dia, por um erro, fiz uma almofada com medidas diferentes, que parecia uma bolsa. Foi aí que vi o potencial de fazer bolsas incríveis a partir das mesmas referências”, conta.

Michele Wharton

Pochetes em sarja com mola panamenha da Michele Wharton Design por R$ 360,00

A nova linha de produtos vai conviver com a coleção homewear da marca a partir de agora: bolsas, acessórios, jaquetas e almofadas cheias de cor e autenticidade integram a gama Michele Wharton Design. A conexão entre Brasil e Panamá vai se intensificar em 2018 pelas mãos da designer, que pretende estreitar a relação com as mulheres indígenas de Kuna para desenvolver Molas em parceria, não apenas comprar as criações das artesãs. Assim, a designer amplificará os benefícios do projeto na região.

Mesmo com tantos planos, Michele segue com sua sólida carreira de arquiteta.

“Lá eu tenho uma equipe para me ajudar, é algo consolidado. É assim que funciono: sou desbravadora e faço várias coisas ao mesmo tempo para deixar fluir a minha energia criativa”, diz, dando sinais de que sua nova marca tem muito potencial para crescer.

Fotos: Divulgação

O que você achou?