Nav icon
Museu Yves Saint Laurent Marrakech
Lifestyle

Museu Yves Saint Laurent abre em Marrakech, no Marrocos

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 17 October, 2017

Uma das marcas de luxo mais poderosas do mundo não esquece seu passado e presta homenagem ao fundador com espaço inédito fora da Europa dedicado a memória e obra de Yves Saint Laurent.

Depois de revelar os planos no ano passado, o novo museu da marca de luxo Yves Saint Laurent em Marrakech, cidade do centro-sudoeste de Marrocos, finalmente será aberto ao público a partir desta quinta-feira, 19 de outubro de 2017. Localizado na antiga casa de moda de Yves Saint Laurent na 5 Avenue Marceau, o “Museu Yves Saint Laurent Marrakech” foi desenhado pelo duo arquitetônico francês Olivier Marty e Karl Fournier, do estúdio kO.

A fachada do edifício aparece como uma interseção de cubos com uma cobertura de tijolos semelhante a laços, criando padrões que recordam a trama e a urdidura do tecido. Tal como acontece com o revestimento de uma jaqueta de alta costura, o interior é radicalmente diferente: aveludado, suave e radiante.

O premiado industrial francês Pierre Bergé e cofundador da marca Yves Saint Laurent também compartilhou pouco antes de falecer este ano:

“Quando Yves Saint Laurent descobriu pela primeira vez Marrakech em 1966, ficou tão emocionado com a cidade que ele imediatamente decidiu comprar uma casa aqui e retornou regularmente. Parece perfeitamente natural, cinquenta anos depois, construir um museu dedicado à sua obra, que foi tão inspirada neste país”.

Ocupando uma área de 4.000 metros quadrados, o museu é dedicado à vida de Yves Saint Laurent, como um espaço expositivo permanente de 400 metros quadrados, desenhado por Christophe Martin, mostrando o trabalho de moda de Yves Saint Laurent.

O museu também abriga um espaço de exposição temporário com a primeira exposição dedicada ao pintor Jacques Majorelle, além de incorporar uma biblioteca de pesquisa com mais de 6.000 volumes, um auditório de 150 lugares, uma livraria e um café no terraço.

Se você estiver viajando para a região, aqui está o endereço oficial para incluir no seu roteiro:

Yves Saint Laurent Museum
Rue Yves St Laurent, Marrakech 40000
Morocco

O que você achou?