Nav icon
what-else-mag-oversized-cover
Fashion

Oversizing

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 8 September, 2016

Bom caimento sempre foi e sempre será um dos mantras da moda masculina. Mas a moda vive de injeções com novidades e o input da vez é a silhueta com volume amplo e muito tecido. Conheça a trajetória e como adotar a tendência oversized.

Não podemos ignorar o fato de que recentemente a moda masculina tem experimentado uma silhueta com novas proporções. E como toda tendência que surge, não é fácil decidir até onde estamos dispostos a acompanha-la, correto? Tanto as passarelas, como os editoriais de moda, estão recheados de peças com um caimento extravagante, que diverge das regras e padrões estabelecidos pelo corte bem definido e marcado no corpo.

what-else-mag-oversized-street-style

oversized deu as caras primeiro no universo feminino, não muito tempo atrás, refletindo o caráter teatral da alta-costura. Assustou de início, demorou para agradar, mas hoje consagra seu sucesso. Com isso em mente, o styling masculino vem fazendo a sua parte, com ajustes elegantes para a construção de roupas simples, confortáveis e que proporcionam maior liberdade ao corpo.

O sportswear teve grande influência em redesenhar esse novo corpo sem marcação, trazendo do universo hip-hop as camisetas longas e calças extra largas. Esse era o caminho que a grande maioria trilhou ao iniciar a quebra da silhueta com roupas amplas que caem sob o corpo. Hoje, a ênfase está nas sobreposições e capacidade de criar camadas com roupas de diferentes comprimentos.

what-else-mag-oversized-deslifes

Apurando nosso olhar para a tendência, percebemos que as mangas estão maiores, as golas soltas, os ombros mais deslocados e as calças longas com cintura mais alta. E qual é o jeito certo de usar tudo isso? Recomendamos brincar com proporções, criando um par de opostos com roupas fluidas.

É sempre bom não abusar do oversizing em tudo. Comprimento longo e peças superiores de grandes dimensões funcionam melhor quando combinadas com peças inferiores mais enxutas, seguindo o contorno do corpo para criar um contraste.  O excesso de volume pelo corpo todo vai colocar você em uma via rápida de volta para a década de 90, o que não é o melhor caminho.

what-else-mag-oversized-famosos

Lembrando a importância da escolha dos materiais; tecidos pesados exigem uma forma mais apurada e cortes retos, enquanto tecidos leves convivem bem com dobras e sobreposições. Ao escolher um item oversized, a construção entre a cor e a textura vai dizer se você está visualmente bonito ou perdido dentro de um monte de tecido.

what-else-mag-oversized-campanhas

Não precisamos ir longe ou depender de grifes internacionais para tornar o oversized parte do nosso cotidiano. No Brasil já é possível encontrar marcas que exploram bem o design amplo com neutralidade e sofisticação atemporal. Enfatizando o momento “genderless” da moda, as roupas são desenhadas para todos os corpos, quase sempre sem estação definida, onde o processo criativo é o protagonista e aproveita a versatilidade de cada peça.

what-else-mag-oversized-marcas

Talvez a forte aderência da moda para essa democrática silhueta seja a combinação de conforto, praticidade, utilitarismo e funcionalidade que as roupas representam. Tudo que o homem plural e moderno almeja para o seu lifestyle. Quem anda fazendo com louvor por aqui são marcas como OcksåBEN e Beira.

O que você achou?