Nav icon
casa de criadores
Fashion

Primeiro dia da Casa de Criadores tem desfiles com performances

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 10 May, 2017

Marcas como Brecho Replay, Cemfreio e Fernando Cozendey trouxeram na passarela uma moda desconstruída e repleta de experimentações fashion no uso de tecidos. Confira nosso review!

Aconteceu na segunda-feira, dia 08/05, o primeiro dia da Casa de Criadores, cuja 41ª temporada celebra a edição comemorativa do evento, que completa 20 anos em 2017 exaltando a criação autoral genuína e revelação de novos talentos da moda brasileira. No line up desse primeiro dia, apresentaram suas coleções com moda masculina:

Brechó Replay e Diego Gama

primeiro dia da casa de criadores

O desfile performance, sob curadoria do Brechó Replay, mostrou a coleção “Encontro11” desenvolvida com base na moda de reuso e upcycling, onde as peças selecionadas passam pela transformação de Diego Gama que utiliza materiais não convencionais da indústria têxtil, como látex e aplicações de silicone com pedrarias e canutilhos.

A coleção de 23 looks, com cartela de cores branco, cinza, preto, prata e texturas de silicone, tem inspiração lunar e no pertencimento negro ocupando novos espaços, “o negro pisando na Lua”.

“Estamos projetando o negro em todos os lugares, sendo dentistas, artistas, professores ocupando e pertencendo em todos os espaços, até no Espaço”. – Eduardo Costa, criador do Brechó Replay

O elenco contou com participações especiais de Tássia Reis, Mc Soffia, MC Linn da Quebrada, além da apresentação de música experimental de Anna Pujol, e o pertencimento guiado pela música “Ponta de Lança” de Rincon Sapiência, que também esteve presente na performance.

Fernando Cozendey

primeiro dia da casa de criadores

A coleção apresentada pelo estilista se chama AR e tem um perfume de anos 90, captando alguns hits de modelagem da década feita exclusivamente em jeans – da VICUNHA, apoiadora do desfile. Alguns dos acessórios apresentados foram feitos pelo próprio Fernando Cozendey, em seu em ateliê. Mistura de técnicas típicas de costura em “moda praia” em roupas com shapes mais urbanos.

“Minha marca sempre trabalhou exclusivamente com lycra e senti muita vontade de experimentar novas matérias primas em minhas criações. Escolhi um jeans com muito elastano na composição para me dar a liberdade de trabalhar um look mais colado e outro mais amplo.” – Fernando Cozendey

Cemfreio

primeiro dia da casa de criadores

Intitulada Fogo na Babilônia, o estilista Victor Apolinário traz pela primeira vez uma paleta de cores mais abrangente a sua marca que é conhecida pelo preto e branco, adicionando o magenta, o mostarda e o verde oliva em sua construção.

Enraizado em rituais da infância do designer paulista, a coleção Fogo na Babilônia é uma aproximação das essências ancestrais do homem negro: capoeira, rodas de gira e o fogo, criam o ambiente livre e leve, como o banhar na queda de uma cachoeira.

primeiro dia da casa de criadores

Com colaboração dos artistas Alexandre Heberte, Fabio Kawallys e Matheus Pereira, a marca expandiu a visão sob sua própria silhueta em uma autocrítica festiva da moda. Em parceria oficial Rider, os pés trouxeram leveza e tranquilidade, algo típico do streetwear modular e descomplicado da marca.

Em outro momento performático do dia, surgiu nos vocais ninguém menos que Pablo Vittar, musa da marca, fazendo uma apresentação marcante durante o desfile.

Fotos: Felipe Rufino

O que você achou?