Nav icon
Red Bull Station
Cult +

Prédio da Red Bull Station recebe duas novas exposições

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 12 April, 2017

O espaço localizado no centro da cidade de São Paulo recebe este mês as exposições Moto Perpétuo, de Luisa Puterman, e Aproximadamente 800cm3 de PLA, projeto concebido por Gabriel Menotti. Confira a programação completa!

Desde o dia 1 de abril, o Red Bull Station recebe as exposições “Moto Perpétuo”, de Luisa Puterman, ocupando a Galeria Principal com um ambiente multissensorial de luz e som que remete às transformações urbanas acontecidas ao longo da história. E a exposição “Aproximadamente 800cm3 de PLA”, projeto concebido por Gabriel Menotti, que transforma a Galeria Transitória em um gabinete de curiosidades feitas por computador e impressora 3D. Aproveita que tem feriados vindo pela frente e já coloca na sua agenda cultural:

1 DE ABRIL A 13 DE MAIO // GALERIA PRINCIPAL

MOTO PERPÉTUO

Comissionada pelo Festival Novas Frequências (RJ) e desenvolvida no Red Bull Station, a instalação imersiva de Luisa Puterman propõe um ambiente multissensorial de luz e som que remete às transformações urbanas acontecidas ao longo da história. As sonoridades exploradas têm por base materiais sonoros como vidro, pedra e areia, que, relacionados às práticas de construção antigas e contemporâneas, convidam o público a refletir sobre as dinâmicas das transformações urbanas.

Red Bull Station

Na ocasião, além de uma exposição guiada pelos próprios artistas, os visitantes poderão assistir, às 18h30, a uma performance sonora de Luisa Puterman, criada exclusivamente para a obra apresentada.

E quem é Luisa Puterman?

Luisa Puterman é compositora, produtora musical e sound designer. Suas pesquisas e projetos exploram histórias, possibilidades, problemas e outros aspectos sobre composição e percepção sonora. Graduou-se em História da arte pela PUC-SP tem especialização em engenharia de áudio no IAV.

Red Bull Station

Nos últimos anos participou de festivais, residências e exposições como: FILE – São Paulo; 18th Japan Media Festival – Tokyo, Japão; FIVAC – Camaguey, Cuba; FIF – Belo horizonte; Red Bull Music Academy – Paris, França; OneBeat – New Orleans/ Chicago, EUA; Novas Frequências – Rio de Janeiro; BANFF center for the arts – Banff, Canadá, entre outros.

1 DE ABRIL A 13 DE MAIO // GALERIA TRANSITÓRIA

APROXIMADAMENTE 800CM3 DE PLA

Aproximadamente 800cm³ de Pla é o volume total de plástico contido num carretel para impressão 3D. É também o nome dado ao projeto de Gabriel Menotti que mostra o rico estado da arte digital em 3D, materializando-0 em um espaço físico. Modelos virtuais são impressos em plástico e apresentados em um gabinete de curiosidades feitas por computador.

Red Bull Station

E quem é Gabriel Menotti?

Gabriel Menotti atua como curador e pesquisador nas mais variadas formas de cinema. Já organizou exibições de cinema pirata, festivais de filmes remix, campeonatos de videogame, oficinas de roteiro pornô, instalações com projetores super8, mostras de arte generativa e simpósios acadêmicos, entre outras coisas. Possui artigos publicados em diversas coletâneas e periódicos acadêmicos.

Red Bull Station

Teve obras e resultados de pesquisa apresentados em importantes eventos internacionais, tais como o International Symposium of Electronic Arts, a Bienal de Arte de São Paulo, os Rencontres Internationales Paris/Berlin/Madrid e o Festival Transmediale. É PhD em Media and Communications pelo Goldsmiths College (Universidade de Londres) e doutor em Comunicação em Semiótica pela PUC-SP. Trabalha como professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFES.  É autor de “Através da Sala Escura” (Intermeios, 2012), uma história da exibição cinematográfica a partir da perspectiva do VJing, e co-editor (com Virginia Crisp) de “Besides the Screen: Moving Images Through Distribution, Promotion and Curation” (Palgrave, 2015) e (com Marcus Bastos e Patrícia Moran) de “Cinema Apesar da Imagem” (Intermeios, 2016).

Red Bull Station
Endereço: Praça da Bandeira, 137 – Centro, São Paulo/SP
Horários: De terça a sexta, das 11h às 20h / Sábado das 11h às 19h
Toda a programação do Red Bull Station é gratuita

O que você achou?