Nav icon
riccardo tisci na burberry
Manual

Riccardo Tisci na Burberry: Tudo Sobre O Seu Desfile de Estreia

Postado por Rodolfo Vieira / 11 September, 2018

Estreia de Tisci como diretor criativo da Burberry traz grandes mudanças à grife e acontece na próxima segunda-feira (17) na semana de moda de Londres. Um dos momentos mais esperados nesta temporada de Verão 2019.

Setembro chegou e, com ele, os desfiles de Primavera/Verão 2019 também. Como de costume, Nova York já deu a largada, e na sexta-feira (14), é a semana de moda de Londres que dá seguimento ao calendário fashionista mais aguardado dos últimos meses. O motivo? A coleção de estreia de Riccardo Tisci na Burberry como diretor criativo da tradicional marca inglesa. Para desvendar o que está por vir, reunimos um pouco de tudo o que o “ex-Givenchy” tem feito desde o anúncio, em março, e como isso pode dizer muito do seu dèbut na marca na próxima segunda-feira (17), às 13h – horário de Brasília.

riccardo tisci na burberry

Antes de Riccardo Tisci o estilista da Burberry era Christopher Bailey, que saiu em março após 17 anos à frente da marca

COLEÇÃO PRÉ-VERÃO 2019

No início de maio, fomos pegos de surpresa com a divulgação de imagens de campanha do Pré-Verão 2019, batizada “B Classic”, divulgadas pela própria Burberry e por Riccardo em suas contas no Instagram. Embora as peças não levem a assinatura do estilista, mas sim da equipe de criativos da Burberry, o styling e curadoria organizados por Tisci nas imagens demonstram leve transformação estética, como a minimização do logo nas peças, que leva a crer numa possível aderência a ares minimalistas e, seguindo o DNA tradicional da marca, mais clássicos.

riccardo tisci na burberry

Campanha do Pré-Verão 2019 da Burberry dirigida já por Riccardo Tisci

Tal possibilidade demonstraria uma grande mudança no trabalho do italiano, uma vez que suas coleções masculinas para a Givenchy foram carregadas por uma sobriedade com toques de high fashion, mas cobertas em partes por estampas marcantes apegadas ao streetwear – uma das expertises de Tisci. Quem lembra, por exemplo, dos icônicos rottweilers, do Inverno 2011, e da estampa de flores tropicais, do Verão 2012? Uma boa pista para reafirmar a adaptação da estética gótica de Tisci à tradição da Burberry.

riccardo tisci na burberry

Desfiles masculinos da Givenchy Outono/Inverno 2011 e Givenchy Primavera/Verão 2012 criados por Riccardo Tisci

VIVIENNE WESTWOOD X BURBERRY

Prevista para chegar às lojas em dezembro, a primeira colaboração em edição limitada da Burberry não poderia ter sido com alguém melhor do que Vivienne Westwood, estilista referência na moda britânica e expoente da estética punk dos anos 70 em suas criações. Além de ser inspiração para Tisci, a parceria tem como propósito reimaginar peças que simbolizam a herança britânica na moda.

“Vivienne foi uma das primeiras designers que me fez sonhar em ser estilista. Estou tão honrado em anunciar uma nova colaboração da Burbs com a original do punk britânico”, escreveu Tisci em seu Instagram. “Vivienne é a defensora do estilo britânico mais única que existe e sempre foi uma enorme inspiração para tantos de nós. Estou incrivelmente orgulhoso do que estaremos criando juntos!”, continuou.

Colaborações são ferramentas celebradas no universo fashion e a parceria com Vivienne, como um dos primeiros feitos do italiano na marca, conta como mais um elemento a ficar de olho não só para o desfile de estreia, mas em sua eventual trajetória na Burberry.

riccardo tisci na burberry

Riccardo Tisci posa ao lado de Vivianne Westwood e seu marido Andreas Kronthaler

MUDANÇA DE LOGO E MONOGRAMA

De certo, a maior transformação de Tisci na marca até então. O italiano decidiu em uma só tacada reformular completamente a identidade visual da grife, com um novo monograma e logotipo. Vale ressaltar: a primeira vez em quase 20 anos que a Burberry altera seu design – a última vez, em 1999, a Burberry se desfez do “s” de “Burberry’s”, como era conhecida.

riccardo tisci na burberry

Comparação entre a antiga logomarca e a atual, mais clean e moderna

Ambas mudanças têm dedo de Peter Saville, icônico diretor artístico e designer gráfico britânico, e, claro, de Tisci, que revisitou os arquivos da grife e encontrou um logotipo originário de 1908, responsável pela inserção de “England” onde antes só se lia “London”, enquanto o monograma (que tem coberto recentemente diversas fachadas das lojas da grife ao redor do mundo) traz as iniciais do fundador, Thomas Burberry, entrelaçadas em um fundo bege.

riccardo tisci na burberry

Novo monograma da Burberry criado por Peter Saville

A nova identidade visual, aliás, tem feito parte da divulgação recente nas mídias sociais da marca e já pode ser vista de perto cobrindo fachadas de lojas espalhadas pelo mundo, como a flagship em Seoul, na Coreia do Sul, teleféricos em Hong Kong e estampas de guarda-sol em Sunset Beach, em Nova York, além de diversos anúncios em publicações de moda nacional e internacional e até mesmo em um urso de pelúcia inflável gigante, em Xangai, na China.

riccardo tisci na burberry

Comunicação do novo monograma chegou aos táxis de Londres e cobriu toda a fachada da flagship em Seoul

FIM DO USO DE PELE

Após recente escândalo envolvendo a queima de produtos não vendidos de coleções passadas, a Burberry decretou o fim do uso de pele de animais nos seus produtos, segundo Marco Gobetti, CEO da grife, em entrevista ao Business of Fashion. A decisão acompanha a mesma tática sustentável e consciente adotada nos últimos anos por diversas etiquetas renomadas da indústria, e já no desfile inaugural de Tisci o rompimento de pele poderá ser visto.

Embora a Burberry não tenha feito utilização de pele animal nas duas últimas coleções, Gobetti ressalta que Riccardo foi responsável pelo olhar mais incisivo e sério com relação à questão, que faz parte do novo posicionamento da empresa em contribuir com um cenário mais eco-friendly. Além disso, o estilista presencia, sobretudo, a abolição polêmica da queima de estoque não vendido por meio da adoção de um novo modelo de lançamentos e distribuição no molde dos “drops”, ou melhor, coleções cápsula em edições limitadas.

riccardo tisci na burberry

Modelo masculino veste casaco de pele durante o desfile Outono/Inverno 2016 da Burberry

SEE NOW, BUY NOW

O conceito é uma tendência nas semanas de moda há algumas temporadas e a Burberry pretende lançar sua primeira coleção sob a liderança criativa de Riccardo Tisci mantendo os desfiles masculinos e femininos unidos e disponibilizando as peças para consumo 30 minutos após o show. Durante 24 horas, os fãs da marca, e do estilista, poderão comprar os produtos de edição limitados via Instagram, WeChat e na loja conceito da Regent Street, em Londres. Assim, a marca dá início a uma série de lançamentos exclusivos de 24 horas.

Embora a Burberry tenha se estabelecido há muito tempo como pioneira na maneira como as marcas de luxo adotam a tecnologia, isso marca a primeira vez que a marca de 162 anos de idade cria uma experiência de venda digital sob medida exclusivamente para os canais de mídia social. E claro, a nova experiência de consumo também conta com uma nova sacola de compras feita de papel seguindo o design da atual identidade visual.

riccardo tisci na burberry

Nova sacola de compras ecológica da Burberry

RENOVANDO O QG

Por último, mas não menos importante, a principal loja da Burberry em Londres, na 121 Regent Street, passará por uma transformação visual completa, hospedando a partir do sábado, 15 de setembro, salas individualmente temáticas que coletivamente celebram o passado e o futuro da Burberry através do produto. No coração do espaço recém-transformado, estará o “Sisyphus Reclined”, uma instalação de arte comissionada e interativa com andaimes de três andares do artista britânicoGraham Hudson. A instalação permanecerá na loja até o início de outubro.

riccardo tisci na burberry

Fachada da loja na Regent Street já está decorada com o novo monograma da marca

Por enquanto, é só, mas muito há de vir em breve. Riccardo, estamos de olho e ansiosos por essa nova era da Burberry. E enquanto o grande dia não chega, confira nosso glossário da moda sobre o xadrez Burberry, explicando a história por trás da padronagem mais famosa do mundo!

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?