Nav icon
Séries Adolescentes
Cult +

12 Séries Adolescentes Para Maratonar na Netflix em 2019

Postado por Alisson Prando / 13 February, 2019

A Netflix está transbordando de ótimas séries que tratam do amadurecimento jovem para assistir e assistir novamente. Aqui, filtramos os títulos que valem a pena adicionar na lista, e encontramos as melhores produções de coming of age para maratonar já!

Você se lembra do seu processo de maioridade? O constrangimento e os hormônios em fúria? A adolescência continua sendo um dos períodos mais confusos e desafiadores para qualquer pessoa – são inúmeros os questionamentos que enfrentamos durante sua chegada, que vão desde as nossas amizades, até o lugar que ocupamos em nossas famílias e que elas também ocupam dentro da gente, amor, drogas, sexualidade e liberdade. Felizmente, o cinema e a TV oferecem vários personagens que podem mediar nossas personalidades e a maneira como enxergamos o mundo. Nessa lista, selecionamos 12 séries adolescentes disponíveis na Netflix que perpassam por temas relacionados a juventude e amadurecimento. Prepare a pipoca!

YOU

Séries Adolescentes

Se você mixar os seriados “Gossip Girl” e “Dexter”, ambos populares na década de 2000, talvez o resultado seja a nova empreitada da Netflix, “YOU”. A série conta a história de Joe, um livreiro que tem uma infância conturbada e cheia de abusos psicológicos. Joe desenvolve sociopatia, e se apaixona por Beck, uma cliente de sua livraria com um talento não tão extraordinário para a escrita. Pouco a pouco, ele se torna obcecado por ela e começa a manipular seus amigos, e todos que entram em seu caminho.

Narrado em primeira pessoa, “YOU” tem personagens que se conectam facilmente com jovens adultos da era das redes sociais – aparecem questões como sexo, solidão, a luta de classes, o que pode ou não ser considerado amor, etc. A série conta com Penn Badgley, que interpretava Dan Humprey em “Gossip Girl” – na verdade, Dan continua em Penn, mas agora um pouco mais sadomasoquista e psicopata (risos).

Ouça aqui a trilha sonora!

SEX EDUCATION 

Séries Adolescentes

O maior triunfo de “Sex Education”, nova série da Netflix, é apresentar personagens diversos e bem construídos:  todos tem histórias bem contadas entre si e individualmente, pessoas brancas e negras podem ser da mesma família e ninguém precisar estranhar ou questionar isso. Gays e héteros podem ser amigos sem que alguém levante questões sobre isso. A garota pode ser forte, inteligente e sensível também. O garoto pode ser fraco, demonstrar medo e amor sem se sentir diminuído ou desejar algum tipo de vingança quando não é correspondido. Mães podem admitir seus erros.

“Sex Education” conta a história de Otis Thompson, um virgem com ansiedade social que é filho de uma terapeuta sexual. Por ter crescido cercado por manuais, vídeos e conversas abertas sobre sexualidade, ele torna-se um expert no assunto – mesmo que contra sua vontade. Com a ajuda de Maeve, ele inicia uma clínica clandestina dentro da escola, ajudando os colegas com problemas sexuais em troca de dinheiro.

Ouça aqui a trilha sonora!

ELITE 

Séries Adolescentes

Mixe “La Casa de Papel”, a novela mexicana “Rebelde” e “Pretty Little Liars” e o resultado será “Elite”, série original Netflix. A série tem classificação etária de 18 anos, e conta a história de La Encinas, uma das melhores instituições educacionais da Espanha. Depois que um terremoto destrói uma escola pública, o governo se vê obrigado a mandar três adolescentes de classe baixa para essa escola privada, o que causa desconforto nos estudantes afortunados de La Encinas, levando até mesmo a um assassinato dentro do colégio.

Quem está por trás do crime? É a pergunta que norteia o roteiro de “Elite”. A série toca em temas comuns na adolescência como homossexualidade, religião, HIV, uso de drogas e bullying, mergulhada num ritmo frenético onde todos os personagens vivem num turbilhão de referências da cultura POP.

Ouça aqui a trilha sonora!

THE OC

Séries Adolescentes

Criada por Josh Schwartz, “The OC” acompanha a história de Ryan Atwood (Ben Mckenzie), garoto que cresceu numa família desestruturada em um bairro periférico na Califórnia e passa a ter a oportunidade de morar em uma comunidade de elite, em Orange County (Newport Beach), o que desestabiliza e afeta os membros daquele lugar.

A série foi um dos hits dos anos 2000 e definiu a maneira como adolescentes se vestiam e se comportavam, se espelhando nos carismáticos e problemáticos Marissa Cooper (Mischa Barton), Seth Cohen (Adam Brody), Summer Roberts (Rachel Bilson) e o próprio Ryan. A série explorava temas como drogas, lesbianidade, classe social, família e amizade, sempre com trilha sonora excelente que apresentou bandas indie que na época sequer eram famosas, como The Killers, Death Cab for Cutie e Phantom Planet, autora da icônica música de abertura.

Ouça aqui a trilha sonora!

ON MY BLOCK

Séries Adolescentes

Criada por Lauren Iungerich (Awkward) e Eddie Gonzalez (All Eyez on Me), a série acompanha jovens amigos enfrentando as dores, alegrias, dramas e desafios do ensino médio, convivendo num bairro pobre dos Estados Unidos. “On My Block” tem Diego Tinoco (Teen Wolf), Jason Genao (The Get Down, Logan), Sierra Capri e Brett Gray, Jessica Marie Garcia (Liv e Maddie), Ronni Hawk (A Irmã do Meio) e Danny Ramirez (The Gifted) no elenco.

O cenário de On My Block é formado pelos guetos de Los Angeles. Um grupo de amigos têm de enfrentar o desafio diário de ser adolescente, com tudo o que tem direito. Muitas primeiras vezes tangenciam os diálogos do grupo, desde o primeiro beijo até o primeiro assassinato. Os amigos estão prestes a entrar no ensino médio, adicionando mais preocupações a sua extensa lista. Como se tudo não fosse suficiente, eles vivem em um bairro barra pesada, dominado por gangues e traficantes armados até os dentes.

Ouça aqui a trilha sonora!

SKINS

Séries Adolescentes

Explorando temas como abuso de drogas, morte, família, virgindade, namoro, distúrbios alimentares e transtornos mentais, “Skins” retrata como é ser adolescente no Reino Unido – foi um dos hit shows da década passada. Uma versão norte-americana foi tentada pela MTV em 2011, mas não alcançou o mesmo sucesso da original europeia.

Uma das particularidades de Skins é que cada episódio é focado em problemáticas de um personagem e a cada duas temporadas, a série acompanhava outra geração de adolescentes. O espectador de Skins pode esperar por uma série sem muitos filtros (espere ouvir bastantes palavrões e gírias britânicas), com energia pulsante e uma trilha sonora marcante com Kylie Minogue, MGMT, John Lennon, A-ha, etc.

Ouça aqui a trilha sonora!

GOSSIP GIRL

Séries Adolescentes

Baseada na série de livros de Cecily von Ziegesar, criada pela CW por Josh Schwartz e Stephanie Savage, “Gossip Girl” segue um grupo de adolescentes de escolas privadas privilegiadas que moram em Manhattan. Há uma blogueira que está observando cada movimento deles e fazendo posts anônimos sobre suas vidas em um site muito visitado. A série terminou em 2012, após seis longas temporadas, e permanece sendo assistida ao redor do mundo através da plataforma Netflix.

De todas as séries adolescentes da lista, é de longe a mais glamurosa e fashionista, com um guarda-roupa invejável e preppy que fez sucesso entre os fãs que o reproduziam. Gossip Girl foi também uma das primeiras séries a retratar a influencia das redes sociais e dos smartphones na vida dos jovens. Lançou artistas da moda, música e artes plásticas, tendências de comportamento e ganhou até um “tour bus” em Nova York que visita as principais locações que marcaram a série, como a Grand Central Station, o Metropolitan Museum of Art e o The Empire Hotel.

Gossip Girl estrela Blake Lively como Serena van der Woodsen, Leighton Meester como Blair Waldorf, Penn Badgley como Dan Humphrey, Chace Crawford como Nate Archibald, Taylor Momsen como Jenny Humphrey, Ed Westwick como Chuck Bass, Kelly Rutherford como Lily van der Woodsen, Matthew Estabelecer-se como Rufus Humphrey e Jessica Szohr como Vanessa Abrams.

Ouça aqui a trilha sonora!

PLEASE, LIKE ME!

Séries Adolescentes

Um dos maiores sucessos da TV australiana, “Please, Like Me!” acompanha a saída do armário de Josh, que precisa pensar sua sexualidade depois de ser dispensado pela namorada, no meio dessas descobertas e situações cotidianas ao lado dos seus melhores amigos (incluindo a ex), ele também precisa lidar com a depressão de sua mãe e o relacionamento divertido e complicado com seu pai, que já está em outro casamento.

A série trata bastante de problemas bem sérios de maneira leve e sutil, como depressão, suicídio e preconceitos. Por ter apenas 4 temporadas com episódios de 20 minutos, a série é perfeita para quem gosta de fazer maratonas sozinho ou com amigos no final de semana.

Ouça aqui a trilha sonora!

THE END OF THE F***ING WORLD 

Séries Adolescentes

Criado e escrito por Charlie Covell, baseado em uma graphic novel de Chales S. Forsman, foi lançado na Netflix em janeiro, e encontrou uma nova legião de fãs. Estrelado por Alex Lawther e Jessica Barden, a primeira temporada seguiu os adolescentes James e Alyssa, quando eles embarcaram em uma viagem repleta de caos cômico.

Depois de se envolver em uma série de eventos violentos, eles logo se viram atrás de duas detetives policiais. Em uma jornada mais próxima de filmes como “Terra de Ninguém” e “On The Road”, do que de filmes como “As Vantagens de Ser Invisível”, “The End of The F***ing World” surpreende em humanizar seus personagens aos poucos.

Ouça aqui a trilha sonora!

ATYPICAL

Séries Adolescentes

A série acompanha um jovem de 18 anos com autismo em sua busca por amor e independência. Sua jornada de autodescoberta é tão divertida quanto dramática e tem um impacto em toda a sua família, forçando-os a lidar com as alterações em suas próprias vidas e os fazendo questionar: afinal, o que realmente significa ser normal?

A novidade de “Atypical” é tratar de um tema tão delicado quanto autismo de maneira original e sem grandes tabus, sem desrespeitar as pessoas ou amigos e família de indivíduos que tenham essas condições.

Ouça aqui a trilha sonora!

13 REASONS WHY

Séries Adolescentes

Um dos maiores hit shows de 2017 da Netflix, a série tem 2 temporadas e é a fórmula perfeita para conquistar corações adolescentes: tem produção de Selena Gomez, trilha sonora pulsante e conta a história de Clay Jensen que, ao voltar da escola, encontra uma caixa misteriosa com seu nome na porta de casa. Dentro dela, ele encontra fitas-cassetes gravadas por Hannah Baker – sua colega de classe e paixão secreta – que cometeu suicídio duas semanas antes.

Nas fitas, Hannah explica as treze razões que a levaram à decisão de acabar com a própria vida. A série então se passa dentro do colégio, quando desvendamos o mistério se Hannah também suicidou-se por conta de Clay. “13 Reasons Why” tem como temas principais bullying e depressão na adolescência. Muitas das cenas possuem imagens fortes e portanto vem com avisos no início de cada episódio para não assustar os desprevenidos.

Ouça aqui a trilha sonora!

RIVERDALE

Séries Adolescentes

Baseada nas HQs da Turma do Archie, famosas nos EUA entre os anos 80 e 90, a série acompanha a vida de Archie Andrews e seus amigos que frequentam a mesma escola em Riverdale, no interior dos EUA. Embora participe do time de futebol, Archie nutre uma paixão pela música, contrariando a vontade do pai, que mantém uma empresa de construção na cidade.

A vida na pacata Riverdale logo se transforma no contrário quando o jovem Jason Blossom é encontrado morto no lago. “Riverdale” trata de dramas típicos dos adolescentes, com o diferencial de ter elementos de suspense, o que acaba deixando a série bastante misteriosa. Atualmente, é a série que mais tem feito sucesso e crescido com uma legião de fãs, vencendo vários prêmios, como o de melhor série de drama no Teen Choice Awards 2018.

Outros destaques são as constantes referências a clássicos do cinema e da cultura pop, como Twin Peaks, Conta Comigo, A Ponta de Um Crime, Juventude Assassina e Veludo Azul. No Brasil, a série é bastante promovida e já ganhou coleção de roupas na Riachuelo e uma réplica cenográfica do frequentado restaurante Pop’s, com direito a famosa jaqueta varsity para fotografar como as personagens.

Ouça aqui a trilha sonora!

Curtiu a lista? Veja também 2 lançamentos do cinema 2019 que retratam dramas na juventude e a nossa lista com 12 filmes marcantes dos últimos 20 anos que trazem representações icônicas do despertar da juventude no cinema moderno.

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?