Nav icon
Portugal
Lifestyle

Turismo Pela Europa: Especial Temporada de Verão em Portugal

Postado por Thássio Marcelo Aragão / 18 July, 2018

Junto com a plataforma de conteúdo Conexão Destinos e o Tivoli Hotels & Resorts, com seus rooftops em diversas regiões do país, trazemos estas dicas especiais de passeios para que os turistas aproveitem a temporada de verão no país lusitano.

Portugal é considerado o novo destino tendência para aqueles que buscam aproveitar o verão europeu. Com um clima quente nesta época do ano e perfeito para passeios ao ar livre, o país é repleto de história e oferece diversos pontos turísticos, praias, restaurantes e eventos culturais para a temporada de julho e agosto. Junto com a Tivoli Hotels & Resorts, rede de hotéis de luxo presente em diversas regiões de Portugal, apresentamos estas dicas valiosas abaixo para os viajantes de plantão que buscam explorar o país lusitano na temporada de verão.

Portugal

Miradouro Lisboa

Turistas do mundo inteiro se deslocam para a cidade de Lisboa e seus arredores em busca de experiências e memórias entre familiares e amigos. Algumas das principais dicas abaixo agradam pessoas de múltiplos interesses com ideias de passeios culturais e gastronômicos em Lisboa, Alentejo, Algarve, praias ao redor do país e os principais pontos turísticos.

Pontos Turísticos Para Conhecer

A cidade de Lisboa foi apontada recentemente como a “Nova Berlim” e a “São Francisco Européia”, sendo assim, é notável o seu desenvolvimento como pólo cultural e tecnológico. Uma metrópole cosmopolita onde passado e futuro convivem em harmonia. A capital portuguesa é uma cidade vibrante em todos os sentidos e traz pontos turísticos obrigatórios a seus visitantes, como: Praça do Comércio, Terreiro do Paço, Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém (com o famoso Pastel de Belém que só existe originalmente lá), Castelo de São Jorge, Ponte 25 de Abril, Parque das Nações, Oceanário de Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional do Azulejo, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação José Saramago e Rua Augusta.

Portugal

Torre de Belém

Já em Sintra, território considerado parte da Riviera Portuguesa, diversos pontos turísticos também podem ser explorados pelos turistas. A região que é uma vila integrada à grande Lisboa, traz hotspots como: Quinta da Regaleira, Palácio Nacional da Pena, Palácio de Montserrat, Convento dos Capuchos, Cabo da Roca e Castelo dos Mouros. O Tivoli Palácio de Seteais, charmoso hotel da rede com apenas 30 requintados quartos, faz parte dos monumentos nacionais de Sintra.

Portugal

Palácio de Montserrat

Enquanto Porto, cidade emoldurada pelo Rio Douro e pelo Oceano Atlântico, destaca-se sobretudo pelos seus patrimônios arquitetônicos e culturais. Uma região repleta de história e que possui algumas das paisagens mais belas do país. Conhecida internacionalmente pelo vinho a que deu o nome, o Porto abriga lindos castelos e construções seculares da Idade Média. Os principais pontos turísticos para se visitar são: Torre e Igreja dos Clérigos, Catedral da Sé, Praça da Liberdade, Aliados, Palácio de Cristal, Parque da Cidade, Livraria Lello (a que inspirou o universo de Harry Potter), Café Majestic, Parque da Cidade, Foz, Caves do Vinho do Porto e Cais de Gaia, Palácio da Bolsa, Museu de Serralves, entre diversos outros locais.

Portugal

Livraria Lello

Caracterizada por ser uma das regiões mais tradicionais de Portugal, o Alentejo abriga algumas das mais antigas vilas do país, com belas construções de estilo medieval, onde os castelos altaneiros têm lugar de destaque. A cidade de Évora é essencial para qualquer roteiro nas redondezas, sendo Patrimônio Mundial, onde fica o Templo de Diana (templo romano), a Capela dos Ossos, Praça do Giraldo e a Sé Catedral. A região ainda tem outras cidades como Elvas, Marvão, Portalegre ou Monsaraz, sendo todas áreas turísticas com características medievais. O Tivoli Évora Ecoresort é uma excelente opção para quem procura relaxar ao final de um dia de novas descobertas.

Portugal

Templo de Diana

Por fim, os Açores são um conjunto deslumbrante de ilhas de beleza rara. O arquipélago, formado por 9 ilhas é uma interessante amostra de como um pequeno país como Portugal pode ser tão rico e diverso. Na principal ilha, a ilha de São Miguel, ficam as encantadoras Lagoas das Sete Cidades e do Fogo. Para quem está procurando um retiro espiritual, os Açores podem ser uma excelente escolha com sua exuberante e inspiradora paisagem.

Portugal

Lagoas das Sete Cidades

Festivais de Música de Verão

Ao final do mês, entre os dias 19, 20 e 21 de julho, a cidade de Lisboa recebe um dos mais aclamados festivais de música de verão, o Super Bock Super Rock. Considerado um dos eventos de música mais importantes do ano em Portugal, o festival ainda está com ingressos à venda. Grandes atrações como The XX, Justice, The Alchemist, DJ Big, entre outros nomes estarão nos palcos.

Portugal

Super Bock Super Rock

Praias Portuguesas

Uma das mais belas praias da costa Alentejana é a Zambujeira do Mar. Um ambiente que agrada a todo tipo de turistas e fica repleto de jovens principalmente durante a temporada de verão. A Zambujeira do Mar possui a sua costa integrada ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e à Costa Vicentina. Todo ano, no início do mês de agosto, a região recebe o Festival Sudoeste, voltado para o público hippie e descontraído.

Portugal

Zambujeira do Mar

Considerado um destino elitista em Portugal, a Praia da Comporta, próxima a Setúbal, possui uma belíssima água quase transparente e paisagens deslumbrantes. Além disso, recebe grandes celebridades e modelos na temporada de verão, que buscam aproveitar o calor português.

Portugal

Praia da Comporta

Situada num dos principais destinos turísticos do país – o Algarve – a Praia da Marinha foi considerada pelo Guia Michelin uma das 10 mais belas praias da Europa. Caracterizada pelas suas falésias de recorte único e uma água transparente, esta praia é um dos muitos tesouros naturais do Algarve. A poucos minutos de distância desta maravilhosa praia, o Tivoli Carvoeiro oferece um alojamento requintado, com incríveis vistas para o mar.

Portugal

Praia da Marinha

Gastronomia no Algarve: Vinho, Mariscos e Charutos

Além de praias deslumbrantes e hotéis de alto padrão, o Algarve vem se consolidando como celeiro de grandes chefs e atraindo visitantes de todo o mundo para seus restaurantes. Em Portugal, a região é a que concentra o maior número de restaurantes reconhecidos com estrelas do tradicional Guia Michelin: são oito no total. Neste ano, dois novos estabelecimentos receberam a honraria: Gusto de Heinz Beck, comandado pelo chef executivo italiano Daniele Pirillo; e o restaurante Vista no Bela Vista Hotel & Spa, comandado pelo o jovem chef João Oliveira.

No Gusto, localizado no Conrad Algarve, o residente Daniele Pirillo mistura sua expertise com a de Heinz Beck (reconhecido com três estrelas Michelin). Juntos, eles criam uma inovadora cozinha mediterrânea, combinada a uma impressionante carta de vinhos, coquetéis premiados e menu de charutos cubanos. No Vista, João Oliveira resgata suas origens e serve pratos influenciados pelos maravilhosos mariscos dos oceanos do Algarve, fundidos com os sabores sofisticados do seu passado no norte. Para a experiência ficar ainda mais completa, é possível degustar o menu combinando 3, 5 ou 8 pratos com emparelhamento de vinhos.

Portugal

Prato do restaurante Vista no Bela Vista Hotel & Spa

Inovações e Chef Brasileiro no Algarve

Entre os já consagrados, o Bon Bon é um destaque. O chef Louis Anjos serve pratos locais de alta qualidade, com ingredientes frescos e combinações inovadoras que traduzem a cultura algarvia em cada prato. Já o chef brasileiro Henrique Leis oferece um ambiente de charme rústico em seu restaurante homônimo. Nesse cenário, aparecem clássicos franceses com um toque de brasilidade em criações como noisettes de carne de veado com molho poivrade, e duo de tainha vermelha e vieiras com mousseline de aipo.

Portugal

Chef Hans Neuner no restaurante Ocean

No restaurante Ocean, localizado no hotel Vila Vita Parc, o chef austríaco Hans Neuner utiliza técnicas inovadoras de alta cozinha em ingredientes produzidos localmente. Premiado com duas estrelas, ele é responsável por pratos como o Miral Pigeon com amora, chicória e nozes pretas, e John Dory servido com alcachofra “queimada”, flor de abobrinha e polvo.

Portugal

Prato do restaurante Ocean no Vila Vita Parc

Portugal e Europa Central em Pratos Contemporâneos

O chef Leonel Pereira é responsável pela cozinha clássica do São Gabriel. Com formação na Academia Alain Ducasse, no Le Nôtre e no Institute of Culinary Arts, e com passagens por grandes hotéis como o Cipriani em Veneza, ele propõe um menu criativo e contemporâneo. O Vila Joya, do chef Dieter Koschina, também é reconhecido por suas inovadoras técnicas culinárias europeias e foi selecionado como um dos “50 Melhores Restaurantes do Mundo”. Com serviço impecável, o restaurante serve os ingredientes mais frescos das fazendas regionais e do mar. Alguns exemplos são: o pintado recheado com trufas negras e alcachofras, o fígado de ganso assado e servido em um purê de brócolis com enguia defumada e o bacalhau emblemático de Portugal, confitado e combinado com coulis de beterraba e iogurte.

Portugal

Prato do restaurante Vila Joya do chef Dieter Koschina

O alemão Willie Wurger é outra figura emblemática do cenário gastronômico da região: ele deixou um rastro de estrelas Michelin em todo o Algarve. Desde que chegou à região no início dos anos 80, Wurger se envolveu em diferentes restaurantes que foram marcos locais. Hoje, dirige o seu próprio restaurante, o Willie’s, que recebe uma estrela todos os anos desde 2006. A sua especialidade é a cozinha da Europa Central, em receitas como os raviolis de marisco feitos à mão com molho cremoso de Vermute. O restaurante está tranquilamente escondido atrás do Hilton Resort, na área residencial de Vilamoura. Para saber mais sobre a gastronomia da região e conferir dicas exclusivas, entre aqui.

Portugal

Prato do restaurante Willie’s do chef Willie Wurger

Tivoli Hotels & Resorts – Sky Bar

O verão em Portugal traz um incrível pôr do sol que pode ser muito bem apreciado em um dos rooftops que a rede de hotéis Tivoli oferece. Para aqueles que estão em Lisboa, o Sky Bar do Tivoli Avenida Liberdade ocupa o último andar do hotel e traz uma deslumbrante vista para as colinas da cidade, para a Serra da Arrábida e para o fantástico céu estrelado das noites de verão. Considerado um rooftop icônico na cidade, o Sky Bar reabriu no ano de 2017 após uma renovação geral e é visto como tendência entre os demais na cidade.

Portugal

Sky Bar do Tivoli Avenida Liberdade

Também em Lisboa, o Sky Bar Oriente, localizado no Tivoli Oriente Lisboa Hotel traz uma atmosfera mais moderna para os finais de tarde de verão. Referência de entretenimento na região, distingue-se pela espectacularidade da paisagem envolvente e pela versatilidade do espaço. O terraço traz uma vista fenomenal para o Rio Tejo e para a Ponte Vasco da Gama, além de uma visão 360º sobre o Parque das Nações, que contém diversos espaços de diversão de referência, como o Oceanário de Lisboa.

Portugal

Sky Bar Oriente do Tivoli Oriente Lisboa Hotel

O Algarve é essencial no roteiro dos amantes da gastronomia. O Tivoli Carvoeiro, localizado na região, traz o Sky Bar Carvoeiro que apresenta uma vista única emoldurada por escarpas douradas e pelo brilho do mar. O rooftop é composto por uma programação de festas para a temporada de verão e traz drinks e comidinhas assinadas pelo chef internacional Bruno Rocha. O espaço conta com um food truck de pratos inspirados na gastronomia portuguesa de rua e inova com a abertura da sua van – a ‘Chic Fourgonnette’.

Portugal

Sky Bar Carvoeiro do Tivoli Carvoeiro

Para mais informações sobre as unidades do  Tivoli Hotels & Resorts, seja na cosmopolita cidade de Lisboa, na romântica vila de Sintra ou nas praias e campos de golfe do Algarve, visite o site oficial e reserve seu destino nesta temporada de férias!

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?