Nav icon
Cult +

O que você não pode deixar de saber sobre Stranger Things

Postado por Alisson Prando / 27 October, 2017

Por que você deve assistir a série POP mais aclamada de todos os tempos?

Das últimas séries lançadas, ‘Stranger Things’, criada, dirigida e roteirizada pelos irmãos Matt Duffer e Ross Duffer fez um sucesso gigantesco. Com inúmeras referências à séries e filmes de horror dos anos 80, a ‘Stranger Things’, veiculada pela plataforma de streaming Netflix, conta com 8 episódios, e ganhou o coração de inúmeros fãs ao redor do globo, bem como altas notas da crítica especializada.

Stranger Things

As aventuras pré-adolescentes do elenco refletem muito o senso de alegria infantil do clássico de terror Os Goonies (1985)

Pense em jogos de RPG, realidades paralelas, monstros, aliens, experimentos militares secretos, xerifes, walkie-talkies, Poltergeist e crianças de bicicleta. E Winona Ryder, é claro: junte tudo isso e você terá o liquidificador de cultura POP que foi feito para guiar a série ‘Stranger Things’. Programada para estrear no dia 27 de outubro, a 2ª temporada da série aprofundará os personagens já existentes, além de apresentar outros novos personagens.

O ELENCO

Stranger Things

As crianças protagonistas foram escolhidas num teste de elenco com 906 meninos e 307 meninas

O elenco de ‘Stranger Things’ não é nada menos que afiado: a começar pela veterana Winona Ryder, que interpreta Joyce Byers, uma mãe desesperada pelo desaparecimento de seu filho, Will Byers, interpretado por Noah Schnapp. O elenco infantil da série é um show à parte, e desde que estrearam na série tem aparecido por inúmeras premiações, publicações impressas e na web, são eles Millie Bobby Brown que interpreta a emblemática Eleven, Natalia Dyer, que faz Nancy Wheeler, o carismático Gaten Matarazzo, que interpreta Dustin Henderson, Caleb McLaughlin, que faz Lucas Sinclair – todos amigos de Will.

Na segunda temporada da série, Max e Billy, novos personagens serão interpretados por Dacre Montgomery, de Power Rangers, e Sadie Sink.

A TRAMA

Stranger Things

Embora haja um monte de referências de filmes dos anos 80 na série, os criadores realmente foram influenciados por David Fincher

Em novembro de 1983, na pequena cidade de Hawkins, Indiana, um garoto de 12 anos, Will Byers desaparece misteriosamente. A mãe de Will, Joyce, torna-se frenética e tenta encontrar Will, enquanto o chefe de polícia Jim Hopper começa a investigar, assim como os amigos de Will, Dustin, Mike e Lucas. Uma menina psicocinética que sabe o paradeiro de Will é encontrada pelos garotos. À medida que eles descobrem a verdade, uma sinistra agência do governo tenta encobri-los, enquanto uma força mais insidiosa espreita logo abaixo da superfície.

A MODA

Stranger Things

O figurino é bem fiel a uma porção dos anos 80 com muito nylon e peças sem o caimento adequado

Um dos pontos altos da série, com certeza é a moda. As figurinistas responsáveis pelo closet dos encantadores personagens são Malgosia Turzanska Kimberly Adams-Galligan. Super fãs da série, elas uniram referências de grifes como Miu Miu, Isabel Marant e Gucci para criar visuais espetaculares e oitentistas, sem pecar pelo exagero. Se você quer copiar os looks da série, deve apostar em calças de cintura mais elevada, jaquetas mais amplas, polos vintage, cardigãs em tons pasteis, jaquetas jeans ou bombers vermelhas, e acessórios esportivos, como bonés Nike e tênis Cortez ’72.

A série influenciou tanto a moda que o elenco infantil foi estrela da campanha da Louis Vuitton, dirigida e fotografa em Paris por Nicolas Ghesquière, diretor criativo da marca. Inclusive, a série serviu de inspiração para as novas coleções tanto da Vuitton como da Topman, que lançou este mês camisetas, bonés, acessórios e até lancheira estilo vintage com imagens de banners da série.

A TRILHA SONORA

Stranger Things

O duo Survive assinam a faixa da abertura, bem climática, um abre alas pra atmosfera da série

Para manter a atmosfera de suspense constante, outro grande acerto de ‘Stranger Things’ é sua trilha sonora, assinada pela dupla Kyle Dixon e Michael Stein, que formam o duo Survive, baseado em Austin, Texas. Versátil e intensa, ela perpassa por bandas e artistas renomados do rock com “Should I Stay or Should I Go”, do The Clash, “Elegia”, do New Order, “Nocturnal Me”, do Echo and the Bunnymen, “Atmosphere”, do Joy Division, “Hazy Shade of Winter”, do The Bangles, e “Africa”, hit do Toto. Você pode ouvir a trilha sonora oficial da primeira temporada clicando aqui.

AS REFERÊNCIAS

Stranger Things

A criatura que persegue os personagens tem design inspirado nos dois primeiros filmes de Alien (1979 e 1986)

‘Stranger Things’ é toda influenciada por cultura POP, especialmente ícones dos anos 80 e 90. Sua tipografia, por exemplo, remete às fontes utilizadas por Stephen King no seu livro ‘Trocas Macabras’. A criatura-vilão de ‘Stranger Things’ é totalmente inspirada por filmes como ‘Alien’, no final da primeira temporada, descobrimos que ele utiliza humanos como incubadoras, algo semelhante aos face-huggers de ‘Alien’.

‘ET: O Extraterrestre’, um dos maiores clássicos de Steven Spielberg, dá margem a toda a personagem de Eleven: assim como no filme, Mike encontra Eleven na floresta, assim como Elliot encontra o E.T. no filme; todas as crianças andam de bicicleta à noite; e há homens assustadores em roupas antirradiação. Além disso, em E.T., o serzinho de outro planeta é disfarçado com uma peruca e um vestido. O mesmo acontece com Eleven na série.

Stranger Things

Assim como Carrie, a Estranha (1976), Eleven é uma jovem com poderes excepcionais mantida longe de socialização por um adulto

‘Stranger Things’ também bebe nas fontes de Peter Jackson em sua ‘A Hora do Pesadelo’ e ‘Os Espíritos’. Toda vez que vemos um ser fantasmagórico saindo de uma parede, é fácil se lembrar da cena de ‘A Hora do Pesadelo’ em que Freddy sai do teto. O efeito foi utilizado várias vezes depois, principalmente no terror/comédia ‘Os Espíritos’, de Peter Jackson.

Além da tipografia oitentista de Stephen King, a personagem Eleven é influenciada por ‘Carrie, A Estranha’ por conta de suas habilidades tele cinéticas e também a personagem pirocinética de Drew Barrymore em ‘Chamas da Vingança’. Assim como nesse filme, Eleven é perseguida por agentes do Governo que a querem como cobaia.

Stranger Things

 A fonte do título do seriado é a mesma fonte usada para alguns clássicos romances de Stephen King, mestre dos livros de suspense

Em duas cenas icônicas da série, um dos policiais está lendo o livro ‘Cão Raivoso/Cujo’, de Stephen King. Em outro momento da série, no quarto de Jonathan, fica evidente um pôster de ‘Evil Dead’, um dos filmes clássicos de horror. Seu pai aconselha a tira-lo da parede por ser inapropriado.

A 2ª TEMPORADA

Stranger Things

A revista Entertainment Weekly já trouxe várias imagens inéditas da 2ª temporada

Com estréia no dia 27 de Outubro na Netflix, o primeiro trailer da 2ª temporada foi veiculado na Comic-Com. O trailer mostra os personagens, novos e antigos, ao som de ‘Thriller’ de Michael Jackson, o artista POP mais importante do século 20. A segunda temporada traz referências aos ‘Caça-Fantasmas’, ‘Dragon’s Lair’ e ‘Goonies’.

Fotos: ®Reprodução

O que você achou?